Imprevistos e pressão fazem parte do dia a dia

3 de agosto de 2022 às 0h27

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Crédito: Carmine Furletti

Diariamente corremos riscos, seja no âmbito profissional ou na esfera pessoal. E essa é a essência da vida, uma vez que não temos bola de cristal para prever o futuro. Ao longo do dia a dia é muito comum surgirem problemas no trabalho sobre os quais nem sempre teremos repertório para resolvê-los. E é preciso muita calma para dar a respectiva tratativa. Nesses momentos, ter controle emocional é muito importante para que você não surte quando o inesperado ocorrer.

Sabemos que a imprevisibilidade é a única certeza que temos em nossa vida. Dessa forma, é importante termos flexibilidade e capacidade de adaptação para vivenciarmos tais situações. No mundo dos negócios, por exemplo, o imprevisível tem ocorrido com frequência: crises, pandemia e outras situações inesperadas. Essas circunstâncias nos obrigam a sair da zona de conforto, ou seja, daquilo que temos domínio, o que pode nos proporcionar novos aprendizados. E é fundamental termos atitude e ação para conseguirmos criar caminhos.

Você já parou para pensar em como encara os imprevistos? Eles te causam irritação, medo ou angústia? Lembre-se sempre de que situações inesperadas podem criar oportunidades. Na pior das hipóteses, ensinam sobre uma administração melhor da nossa rotina ou daquele conhecimento que já devíamos ter adquirido. Por isso, o autoconhecimento é tão importante. Ajuda a compreendermos, detalhadamente, como nos portamos diante do inesperado.

Aconteceu algo que você não previa? Tente analisar de que maneira pode sair dessa situação. Quem pode lhe ajudar e qual o melhor caminho a seguir? Nesses momentos, é preciso decisão e, sobretudo, calma. Adicionar o nervosismo só vai deixar sua visão mais turva. E quanto mais maduro você se torna, mais entende que há coisas que simplesmente não estão em nossa incumbência resolver. Lembre-se de que a vida pede leveza.

Com agendas atribuladas dentro das empresas, é preciso driblar as nossas demandas e promover nossas entregas. Somado a isso, temos dentro das companhias estruturas cada vez mais enxutas, com menos pessoas e mais tarefas. Além disso, os clientes estão mais exigentes, querendo preços menores e prazos ágeis.

Eficiência é a palavra de ordem na atualidade, mas é preciso gerenciar bem a pressão a qual estamos expostos no dia a dia, para que isso não acarrete problemas, inclusive em nossa saúde, perdendo não apenas o trabalhador que pode adoecer, mas também a empresa que aumentará seu absenteísmo e reduzirá sua performance.

 A pressão no trabalho é uma realidade com a qual, independentemente do tamanho da empresa ou do cargo exercido, a maioria dos profissionais já teve que lidar em algum momento da sua carreira. Você sabe o que gera estresse em seu dia a dia? Descobrir os gatilhos que provocam o estresse laboral pode ajudar a antecipar problemas e prever maneira de resolvê-los. Mesmo que você não possa evitar essas situações, estar preparado pode ajudar.

 Lidar com estresse e sabedoria é também saber separar as esferas da sua vida. Isso quer dizer que você precisa tentar não levar os problemas de casa para o trabalho e vice-versa. Como diz a frase popular: “É cada um no seu quadrado”. Da mesma forma, é preciso lembrar que é humanamente impossível fazer bem várias coisas ao mesmo tempo. Por esse motivo, dedique-se a uma tarefa de cada vez e se organize para entregar todas no prazo pré-estabelecido.

Saiba que as empresas buscam profissionais equilibrados, resilientes, conciliadores e flexíveis, que não perdem facilmente o foco nos resultados. E aqueles que conseguem mostrar equilíbrio emocional e qualidade nas entregas, mesmo sob pressão, seja individualmente ou em grupo, ganham pontos importantes entre pares, superiores, liderados e até mesmo clientes. Como certa vez o ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, disse: “Coragem é manter a classe, sob pressão.”

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