COTAÇÃO DE 23 A 25/10/2021

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,6270

VENDA: R$5,6270

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,6730

VENDA: R$5,8030

EURO

COMPRA: R$5,6730

VENDA: R$5,6750

OURO NY

U$1.792,47

OURO BM&F (g)

R$327,87 (g)

BOVESPA

-1,34

POUPANÇA

0,3575%

OFERECIMENTO

INFORMAÇÕES DO DOLAR

Opinião

Nunca os empresários foram tão expostos e colocados à prova

COMPARTILHE

Crédito: MARCELO CAMARGOS - AGÊNCIA BRASIL

São vários e grandes os desafios que nos levam a reconhecer o momento de transformação da humanidade. No universo corporativo o cenário não é diferente. As empresas estão e precisam buscar seus próprios futuros. Podemos afirmar que houve uma aceleração em várias mudanças que já vinham acontecendo de forma homeopática até então. Vivemos um cenário de incertezas. É inegável e necessária a busca por entender tudo o que estamos vivenciando. “A pandemia é o sinal de uma crise civilizatória.” (Maffesoli,2020) , afirma o sociólogo francês Michael Maffesoli. 

Essa crise sanitária escancarou o tamanho da desigualdade social.
Resta a nós empresários responder à crise agindo não só para garantir a competitividade e a sobrevivência de nossas empresas, mas também preservar nossa imagem e de nossos negócios. Não somos geradores de vidas, mas somos geradores de empregos. Nosso papel na sociedade é primordial.  

PUBLICIDADE

Já está mais do que provado que é possível suspender, desacelerar ou redirecionar o modo como vivemos. Temos escolhas e precisamos tomar para nós o sentido da construção de um mundo melhor. Esse é o nosso principal papel como líderes diante de suas empresas mesmo que seja você a sua empresa.

A transformação do comportamento empresarial bem como do atendimento ao cliente está sofrendo essa transformação na mesma proporção, agravada pela situação avassaladora da economia. É importante desenvolver a habilidade de ganhar respeito e confiança diante de nossos clientes. Estarmos cada vez mais alerta à importância das “pequenas coisas”. Hoje precisamos ser muito mais que vendedores. O cliente não busca somente um vendedor e sim um conselheiro. Conselheiros são particularmente efetivos em resolver problemas de outras pessoas, são acolhedores e compreensivos. Lidam com empatia.

É necessária a construção de relações em longo prazo, sermos bons ouvintes, oferecermos sugestões gentilmente, evitando impor ideias.

O cliente precisa sentir o quanto é importante. Transparência, coerência e verdade na hora da venda reduzem drasticamente a busca de outro fornecedor pelo cliente. Esse é um momento para reavaliarmos a postura de nossas empresas: Pergunte a você mesmo:
O que é mais importante agora? Estamos sendo autênticos e transparentes com nossos clientes? Que aprendizados podemos tirar com essa crise? O que preciso fazer para minha empresa sair dessa crise viva e sadia?

Os negócios hoje precisam ser tocados com o coração e com emoção, é entendermos que, juntos, podemos cuidar melhor de nós mesmos, dos nossos clientes e dos nossos negócios.

Empresas que têm adotado padrões de qualidade entre funcionários e clientes vêm conseguindo ganhos em atratividade e desempenho. Traga para seu cliente um ambiente de hospitalidade e acolhimento.

Nós, empresários, líderes de vários e de nós mesmos, devemos ser modelos e inspirar.
Hoje, muito além de o simples comprar e vender, é vital que a nossas empresas tenham em sua cultura o fortalecimento de atitudes diárias de empatia, criatividade, flexibilidade e acima de tudo trabalho em equipe.

Estamos imersos num cenário onde nossas emoções estão sendo testadas exaustivamente. É necessário aliviar tantas situações de alto estresse, ampliar uma cultura “do servir”.

Atendimento personalizado é a chave que precisa ser usada para abrir essa nova porta e desviar das armadilhas que esse momento vem criando.

Não é pouco a se fazer, não é fácil…. a cada minuto somos colocados à prova.  

*Membro do Conselho Empresarial de Micro e Pequenas Empresas da ACMinas ([email protected])
Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

OUTROS CONTEÚDOS

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!