Posse na Academia

29 de junho de 2021 às 0h10

img
Crédito: Pixabay

“A palavra, em seu sentido profundo, leva ao indivíduo”. (Acadêmica Elizabeth Rennó)

A Academia Municipalista de Letras MG deu posse a novos acadêmicos. Ângela Rodrigues Laguardia (de Barbacena), saudada por Elizabeth Rennó, representada por Maria Inês Marreco; Marzo Sette Torres (BH), saudado por Ângela Togeiro Torres; Maria Goretti de Freitas Oliveira (Ipatinga) e Nilze Monteiro Batista (BH),  saudadas por este escriba.

Abaixo, trechos do pronunciamento que fiz. “Sinto-me desvanecido com o convite para proferir palavra de saudação, nesta cerimônia cheia de amorosidade (…).

A pandemia manteve-nos distanciados.(…) O reencontro de agora reafirma a constância de nossa aproximação em torno dos valores do espírito. Vale dizer: elos poderosos mantêm-nos juntos, não importam quaisquer circunstâncias adversas, na celebração da inteligência, da arte, enfim, da cultura (…).

A Amulmig é guardiã serena de saberes acumulados, por força de nossa integração. E a serenidade de Deus está presente nas coisas que fazemos juntos. Maria Goretti e Nilze Monteiro chegam a esta Casa portando invejáveis troféus conquistados em suas realizações como arautos da cultura. Conhecem muito da lida cultural. (…) Entendem, como todo intelectual identificado com as coisas de seu tempo (…), que o espírito humano é que nem o paraquedas, só funciona aberto. Por essa razão colocam ardor, sensibilidade social em ditos e feitos.

Isto está comprovado nos atos de Nilze (…), dona de valiosa bagagem de títulos em extenso labor profissional e cultural que não conhece fronteiras. Isto vem também evidenciado nas ações de Maria Goretti, nas coruscantes atividades abraçadas em áreas pedagógica e da criação literária. Ambas fazem jus, por sobejos motivos, às louvações (…) que as envolvem nos meios em que proficuamente atuam (…). A posse acadêmica merece ser enxergada como um ato sacramental. Ao serem investidas da condição de acadêmicas, na Casa de São Francisco, Goretti e Nilze veem-se rodeadas pela sublimidade que emana de todo evento sacramental. (…)

Agregam ao quadro de associados os dons de criaturas magnificamente engajadas na causa da construção humana. Ao mesmo tempo, passam a haurir fluidos positivos da egrégora carregada de energia, aqui reinante, ganhando estímulos renovados para suas vivências humanísticas.

Se perguntado a Nilze ou Goretti qual o papel das pessoas providas de inteligência (…) na aventura humana, elas responderão, com certeza, que o papel do intelectual é o de semear a palavra social.

A palavra social pode ser explicada assim: as ideias antecedem as palavras e as palavras antecedem as ações. A ideia fecunda impulsiona palavra fecunda e a palavra fecunda proporciona ações decisivas nos avanços civilizatórios. (…) Ministro da palavra social, o intelectual não pode se omitir diante de situações que agridem (…) a dignidade da vida. Isso remete, no presente, a uma indagação tormentosa: até quando vamos morrer?

Quinto mais populoso, com 2,7 por cento da população mundial, nosso País, chocantemente, está no topo da lista dos atingidos pelo flagelo, com 14 por cento dos casos registrados mundialmente. Meio milhão de vidas perdidas. (…) Não há como ocultar que este cenário desconcertante e doloroso foi composto, em grande parte, pela condução inepta dos esquemas de prevenção e combate à pandemia (…). E não se pode desconhecer também que  rançoso negacionismo científico contribuiu para decisões equivocadas e atitudes desastradas.

Os intelectuais precisam ajudar o país a encontrar saídas para seus cruciais problemas e desafios. Precisam buscar inspiração em suas crenças humanísticas e espirituais, em suas convicções democráticas, para a retomada da marcha nacional nos rumos da vocação de grandeza do país. (…) Um encontro cultural como o de hoje, com suas enlevantes e duradouras emoções, valendo como celebração da inteligência e da vida, encoraja reflexões, meditações e também, – como não? – orações. (…)

Queridas acadêmicas Maria Goretti e Nilze Monteiro, (…) Estamos confiantes de que será extremamente preciosa sua contribuição, como porta vozes da palavra social, no esforço das pessoas de boa vontade em favor da implantação de tempos melhores para todos, do reencontro do mundo com sua humanidade. (…) Sejam bem vindas!”

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail