Resultados que trazem alento

18 de junho de 2021 às 0h10

img
Crédito: Freepik

Eventualidades de caráter sanitário e de saúde global, como a Covid-19, levaram o mundo a uma crise pandêmica que impactou vários segmentos que impulsionam a economia, além de imporem medidas e adaptações necessárias à sobrevivência. Em 2020, com a rápida proliferação do vírus e, até poucos meses da não existência de uma vacina, a Covid-19 trouxe uma avalanche de dificuldades e o Brasil, em razão da ineficiência política e administrativa, imergiu em uma das maiores recessões econômicas acontecidas no País nos últimos tempos.

Ao contrário do governo brasileiro, o cooperativismo, pela sua organização e eficiência de gestão, mesmo colocado à prova em um momento crítico, se apresentou como uma importante ferramenta de apoio, não só no aspecto econômico, mas também cultural, político e social, confirmando ser um modelo sólido, bem gerido e que continua crescendo na contramão da crise.

Apesar das adversidades dos últimos anos, o cooperativismo mineiro tem demonstrado eficiência e capacidade intercooperativa entre as cadeias de serviços do segmento, e este feito é comprovado por meio da 16ª edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, que confirma seu ritmo de crescimento, solidez e prosperidade.

As 773 cooperativas registradas no Estado ampliaram o número de empregos em 4,3%, passando para 47,5 mil em 2020. Crescemos também em números de cooperados, totalizando, hoje, 2,1 milhões de membros – aumento de 8,9%. A participação do cooperativismo no Produto Interno Bruto (PIB) do estado, foi de 11%, registrando a expressiva marca de R$ 73,4 bilhões em movimentação econômica, um incremento de 20,7% em relação ao ano anterior. Os principais ramos cooperativistas em Minas cresceram em todos os indicadores avaliados na publicação, o que indica mais um sinal da potência do setor.

As cooperativas mineiras seguem avançando e contribuindo na manutenção de serviços e produtos essenciais para o País, além de gerar empregos e riqueza, fazendo a diferença para a transformação socioeconômica dos municípios, um alento em tempos tão difíceis.

Estes resultados aumentam nosso entusiasmo e fortalecem a nossa missão de promover, desenvolver, representar e defender o cooperativismo mineiro, trabalhando de forma intercooperativa para torná-lo cada vez mais competitivo, respeitado e admirado pelo papel que desempenha na sociedade.

Em meio ao segundo ano enfrentando um inimigo invisível, acompanhando notícias que nos estremecem, nos solidarizamos com as famílias que tiveram a vida de entes queridos ceifada pela Covid-19. Certos de que nosso trabalho transforma a vida das pessoas, reafirmamos nossa crença na ciência e na importância de políticas públicas que invistam em pesquisas que comprovadamente salvam vidas. Continuaremos persistentes e trabalhando para a transformação e efetividade econômica e social de Minas e do País.

Saudações cooperativistas. SomosCoop!

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail