Variedades

Projeto ‘Figurinha para Todos’ desembarca em Belo Horizonte com ponto de arrecadação no Minas Shopping

Iniciativa social visa levar a experiência de colecionar figurinhas da Copa do Mundo de 2026 a crianças em vulnerabilidade
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Projeto ‘Figurinha para Todos’ desembarca em Belo Horizonte com ponto de arrecadação no Minas Shopping
Urna de doações de figurinhas no Minas Shopping. | Foto: Divulgação/ Minas Shopping

O projeto ‘Figurinhas Para Todos’ chega a Belo Horizonte para democratizar o acesso de crianças à experiência de participar e colecionar as figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2026. Criado em São Paulo durante a Copa do Mundo de 2022, o projeto chega pela primeira vez à capital mineira, tendo o Minas Shopping como ponto oficial de arrecadação das doações.

No shopping, o local de arrecadação está instalado na Praça Central, no Piso 1, e receberá doações de figurinhas e álbuns que serão destinados a instituições que atendem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Também há a opção de doar via pix (chave: [email protected]) e colaborar com valores que serão inteiramente destinados à compra de álbuns e figurinhas.

Criado em São Paulo pelos estudantes Allan Cohen e Felipe Len durante a Copa do Catar, em 2022, o projeto já beneficiou 12 instituições com 157 mil figurinhas e 650 álbuns arrecadados. Em Belo Horizonte, a iniciativa ganhou o apoio da empresária do setor de eventos Luciana Augusta Ferreira Soares e do filho, João Augusto, de 20 anos, que conheceram o projeto e decidiram trazer a ação para à capital mineira. Eles atuam como embaixadores locais e mobilizaram parceiros para ampliar a rede de arrecadação. Para a edição de 2026, a meta é alcançar 250 mil figurinhas e mil álbuns em todo o País.

Proposta é de inclusão na experiência

O espaço no Minas Shopping receberá kits com álbuns e uma quantidade de figurinhas suficiente para estimular as trocas e a interação entre os participantes. “O Minas Shopping já reúne colecionadores no espaço de troca de figurinhas e, agora, passa a ser também um ponto para compartilhar essa paixão com quem mais precisa. É uma ação simples, mas que pode fazer muita diferença para muitas famílias”, destaca Luciana.

Ela também explica que o objetivo do projeto não é necessariamente garantir que todos completem seus álbuns, mas permitir que participem da brincadeira coletiva que envolve a Copa do Mundo. “Nosso desejo é que as crianças se sintam participativas, possam trocar figurinhas com os amigos e vivam essa experiência”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas