Drogaria Araujo aposta em energia solar

20 de fevereiro de 2019 às 0h04

img
Araujo Neto: energia é o terceiro maior custo da Araujo, perdendo apenas para folha de pagamento e aluguéis - Foto: Divulgação/Drogaria Araújo

Em 2018, a Drogaria Araujo direcionou seus esforços para a geração distribuída de fontes de energia renovável. O seu foco passou a ser uma usina de energia solar, localizada em Janaúba, Norte de Minas. Com implantação da usina de energia solar, gerador a gás natural, iluminação natural, climatizador no lugar de ar-condicionado e a troca por lâmpadas mais eficientes (Led), a Drogaria Araujo conseguiu reduzir drasticamente seu consumo e gasto de energia. Atualmente, a energia é o terceiro maior custo da Araujo, perdendo apenas para folha de pagamento e aluguéis. Por esse motivo, a empresa está constantemente em busca de soluções que melhorem o seu desempenho e o uso racional de energia.

Entre 2015 e 2017, a Drogaria Araujo trocou 10,8 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas tuboled. Também foram trocadas 270 unidades de refletores de HQI por refletores de led e substituiu 500 unidades de luminárias Down Light HQI por luminárias de Led, o que gerou uma economia média de 30% no consumo de energia de suas lojas. Com a utilização do gerador de gás natural na hora ponta no Centro de Distribuição, a empresa passou a ter uma redução no preço da energia de 23%. Hoje, a maioria das lojas da Araujo já são inauguradas com climatizadores, que consomem 90% a menos de energia do que um ar-condicionado convencional.

No ano passado, a Drogaria Araujo direcionou ainda mais seu olhar para o consumo de energia renovável. Com o apoio da AES Tietê – empresa que vem se posicionando no mercado com uma plataforma integrada de energia – a drogaria passará a arrendar uma fazenda solar remota, com potência de 5,0MW, por um período de 10 anos.

O início da operação está programado para o primeiro semestre de 2019. Serão instalados mais de 19 mil módulos fotovoltaicos, com geração média mensal de 1.100MWh de energia limpa, que será injetada na rede de distribuição local, gerando créditos que atenderão até 170 unidades da rede de drogarias. Ou seja, com a energia solar a Araujo conseguirá suprir cerca de 80% da sua demanda energética.

Segundo o presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araújo Neto, “por sermos a primeira no modelo drugstore, com lojas com metragem acima de 400 m2, o dobro da média do setor e a maior variedade de produtos inclusive de itens refrigerados e congelados, precisamos pensar em estratégias para economizar energia. Hoje a energia é o terceiro maior custo da Araujo, perdendo apenas para folha de pagamento e aluguéis.

Junto com a AES Tietê vamos garantir um consumo mais eficiente, reduzir custos e contribuir com a produção de energia limpa”, conclui.

Modesto destaca ainda que a Araujo é uma empresa centenária que está sempre pensando a frente do seu tempo. “Nos preocupamos com o futuro.

Nós queremos crescer, mas com responsabilidade. Sempre pensando na nossa comunidade e no meio ambiente que fazemos parte. Queremos um mundo melhor para todos”, explica o presidente.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail