Economia

Governo exonera presidente do Ipea e nomeia auxiliar de Guedes como substituto

Governo exonera presidente do Ipea e nomeia auxiliar de Guedes como substituto
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Brasília O governo exonerou nesta quarta-feira (09) o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Carlos Von Doellinger, nomeando em seu lugar Erik Figueiredo, que atuava como subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia.

A saída de Von Doellinger, que ocupava o cargo desde o início do governo Jair Bolsonaro, foi oficializada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

O Ipea é uma fundação vinculada ao Ministério da Economia que realiza atividades de pesquisa para dar suporte técnico à formulação de políticas públicas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Inicialmente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, planejava reestruturar a área de estudos e política econômica da pasta, integrando o Ipea mais fortemente às atividades do ministério. A mudança de estrutura, no entanto, está travada.

De acordo com uma fonte da equipe econômica, o ministro estava insatisfeito com a atuação recente do instituto. Segundo esse relato, a pasta fez a mudança de comando na tentativa de fazer com que o órgão seja mais propositivo e reforce a formulação de políticas públicas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas