Economia

DC INTEGRA MINAS

DC INTEGRA MINAS
Crédito: Evandro Rodney/ IEF

O DC, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras no DC e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Caminho de Aparecida em Carvalhópolis

A cidade de Carvalhópolis terá um ramal no Caminho de Aparecida. Na semana que antecedeu o Carnaval, o idealizador do Caminho, Rodrigo de Paula, participou de uma reunião com as lideranças municipais e neste mês já foram iniciados os trabalhos e percorrido o caminho até Turvolândia para fazer o estudo para colocação das placas de sinalização. O Ramal de Carvalhópolis vai valorizar o turismo religioso, o ecoturismo e ainda o cicloturismo que vem crescendo na região. A distância do Ramal de Carvalhópolis a Aparecida é de 230km, percorrida em quase sua totalidade por estradas rurais. (Jornal Panorama – Baependi)

Senac Móvel em Manhuaçu

O Senac Móvel Moda e Beleza, em comemoração ao Dia da Mulher, está de 8 a 11 de março em Manhuaçu, na praça Cordovil Pinto Coelho. Criado em 1998, o Senac Móvel tem o objetivo de levar a educação profissional para todos os municípios de Minas Gerais. Ele tem a mesma qualidade e proposta dos Senacs presenciais. As salas de aula sobre rodas oferecem oficinas nas áreas de turismo, informática, gestão, saúde e imagem pessoal. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Agricultores usam homeopatia

Membros da Cooperativa das Agricultoras e Agricultores Orgânicos de Claraval e Região (Coorgânica), que engloba produtores de outros sete municípios próximos, aderiram à homeopatia para cuidar de plantações de café, hortaliças e frutas. A técnica é também usada na pecuária leiteira. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerias e Universidade Federal de Viçosa prestam assistência técnica e acompanha os cooperados, orientando na preparação das substâncias utilizadas. (Folha da Manhã – Passos)

Circuito de Negócios em Ituiutaba

Ituiutaba foi uma das quatro cidades de Minas Gerais escolhidas para receber o Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil. O evento contou com a participação do superintendente de Minas Gerais do Banco do Brasil, Gustavo Henrique Rosa, demais autoridades e público participante. Os participantes conheceram produtos, serviços e inovações tecnológicas ao setor, além de ter assessoria à disposição dos produtores rurais. O objetivo foi ampliar a estratégia de atendimento e oferta de soluções ao agronegócio aos produtores rurais. (Gazeta do Pontal – Ituiuitaba)

Itabirito adquire aparelhos digitais

Visando agilidade de diagnóstico e ainda mais qualidade nos tratamentos odontológicos prestados na rede pública de saúde bucal de Itabirito, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu quatro aparelhos sensores radiográficos digitais para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Os aparelhos, no valor de mais de R$ 52 mil, foram custeados por meio de recursos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – Cfem. A aquisição dos equipamentos garante a substituição do método convencional de realização de radiografias odontológicas pelo método digital. (O Liberal – Itabirito)

Patos debate implantação de usina

Representantes da Welshman Soluções Ambientais, KDG Participações reuniram-se com o presidente da Amapar, Luís Eduardo Falcão, e o presidente do Cispar, César Caetano de Almeida, para apresentar projeto de implantação de Usina de Recuperação Energética para o tratamento de resíduos na região. A proposta é fazer uma integração com a Usina de Triagem adquirida pelo Cispar através do programa Lixão Zero, que destinou recursos da ordem de R$ 17 milhões, contemplando nove municípios atrelados ao projeto apresentado para Patos de Minas. (Folha Patense)

Vice debate com empresários

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, esteve em Poços de Caldas no final de semana a encontros com empresários e lideranças políticas da cidade e região. Ele esteve na Associação Comercial, Agropecuária e Industrial (Acia) e depois ele conversou com produtores rurais. Com os empresários e comerciantes ele destacou que o setor vem se recuperando na pós-pandemia e a tendência é de mais crescimento com os números da Covid em queda. O vice disse que o objetivo da visita foi exatamente para escutar os problemas e “onde o governo de Minas pode ajudar esta região que é tão próspera”, disse o vice-governador. (Jornal da Mantiqueira)

Formiga faz audiência de turismo

Acontecerá em Formiga, no dia 30 deste mês, o Encontro Regional dos Municípios do Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas. A Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico publicou o edital de Chamada Pública que dispõe sobre parcerias a serem formalizadas entre o Executivo formiguense e pessoas jurídicas para apoio ao evento, que será realizado em conjunto com a IGR (Instância de Governança Regional) Circuito Grutas e Mar de Minas. (O Pergaminho – Formiga)

Confeccionistas buscam o e-commerce

Um encontro da equipe do ‘Mercado Livre’ com as empresas do setor confeccionista interessadas em promover suas vendas por internet ocorrerá no dia 17 de março na sede da CDL Divinópolis, com a parceria do Sindicato do Vestuário, Associação Comercial e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para o presidente da CDL Divinópolis, Heider de Freitas, “essa é uma grande oportunidade para o mercado local, pois o Mercado Livre é o e-commerce mais visitado do Brasil, com crescimento exponencial e de grande impacto socioeconômico, empregando milhares de trabalhadores diretamente e facilitando o comércio de mais de 500 mil pequenas e médias empresas. Promover esse encontro para Divinópolis é uma grande oportunidade para aproximar nossos empresários da plataforma”, explicou. (Divinews – Divinópolis)

Programa Ambulante Legal em SL

Bené, tradicional vendedor de balas e picolés das ruas de Sete Lagoas, há mais de 60 anos, é o símbolo do Programa Ambulante Legal, que está em fase final de implantação no município. O programa tem como objetivo criar condições para que comerciantes ambulantes, sem maiores burocracias, passarem a ter o reconhecimento e o apoio da Prefeitura Municipal para o exercício das suas atividades. Agora estão sendo elaborados os instrumentos legais para o credenciamento dos comerciantes previamente cadastrados, para que possa ser realizada a entrega dos crachás, que deverá evitar também conflito com a ação dos fiscais do Município. (Sete Dias – Sete Lagoas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas