Opinião

Game da Black Friday: como aproveitar de forma consciente?

Game da Black Friday: como aproveitar de forma consciente?
Crédito: Divulgação

Estamos na época da Black Friday e sempre vale a pena refletir antes de tomar decisões de compra. Sabe aquela “promoçãozinha”? Pode ser até uma boa oportunidade, mas se não planejada, pode acabar virando um desafio grande para 2023.

Cuidar do seu orçamento familiar e aproveitar ao máximo a Black Friday é mais fácil do que parece. É mais ou menos como o jogo da vida real. Vamos brincar?

Vamos imaginar que agora você está em um jogo emocionante em que o objetivo é conseguir aproveitar a Black Friday sem perder o controle dos gastos e sem assumir um elevado endividamento e, para isso, você precisará passar pelas fases abaixo:

Fase 1: pensar melhor o orçamento. O endividamento das famílias esse ano é recorde, como revela pesquisa do Serasa. Adicionalmente, os gastos de fim de ano, como ceia e Réveillon, quando somados aos pagamentos do começo de 2023, como IPVA e IPTU, podem deixar sua vida pós Black Friday um transtorno. Portanto, o melhor caminho é avaliar suas finanças antes de aproveitar qualquer promoção. A fase 1 do game é: pague primeiro suas dívidas antes de aproveitar qualquer promoção.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Fase 2: Nem tudo que quero me convém. Mesmo sendo promoção, às vezes, eu não posso comprar ou não preciso. Não se deixe levar pela dinâmica criada pela sociedade de consumo, ela cria desejos que de verdade nós não temos. A fase 2 do game é: pense bem antes de comprar. Reflita, pense e reflita de novo. Na dúvida, não compre!

Fase 3: As parcelas pequeninas enganam. A taxa Selic é a taxa de juros base da nossa economia. Quando ela está alta, todas as operações financeiras ficam mais caras e os juros altíssimos. Na hora de consumir produtos da Black Friday opte por pagá-los a vista ou em parcelamentos sem juros. Pequenas parcelas podem esconder o grande vilão dos juros altos, logo, a fase 3 do game é: o produto parece barato, mas o desconto foi roubado pelas parcelas com altos juros.

Fase 4: A efetividade das ofertas. Avalie se as ofertas do dia são realmente promoções ou se são pegadinhas. Faça uma lista dos seus desejos de consumo, pesquise o preço antes da Black Friday e veja no dia se realmente você está diante de uma promoção. Por se tratar de um dia muito aguardado ao longo do ano, se o preço de fato não estiver com um desconto de pelo menos 25%, a Black Friday pode ser apenas uma estratégia de marketing. A fase 4 do game é: verifique se trata de uma Black Friday ou de uma Black Fraude.

Agora que você passou pelas fases acima, você está pronto par aproveitar a Black Friday e receber seu certificado de consumidor consciente: você verificou seu endividamento e orçamento, refletiu sobre taxas de juros e parcelamento, observou seus desejos de consumo e avaliou se está realmente diante de uma promoção.

Como todo game tem uma premiação, para esse game aqui, seu prêmio será um 2023 de contas em dia, poucas dívidas e compras necessárias ou planejadas. Tem coisa melhor? Claro que tem. Comprar na Black Friday sem endividamento, produtos desejados de verdade e promoções efetivas. Se for esse o caso, aprecie com moderação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas