Negócios

CURTAS NEGÓCIOS | 14/02

CURTAS NEGÓCIOS | 14/02
Crédito: Freepik

Liderança sustentável

Até 2026, 70% dos líderes responsáveis por seleção, contratação e gerenciamento de fornecedores de tecnologia (SPVM – de Sourcing, Procurement and Vendor Management, em inglês) terão em suas funções objetivos de desempenho alinhados à sustentabilidade ambiental, segundo nova pesquisa global produzida pelo Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. Para o Gartner, a sustentabilidade ambiental é hoje uma das 10 prioridades dos líderes empresariais e CEOs (Chief Executive Officers), exigindo que fornecedores de serviços de tecnologia também se adaptem às metas de desempenho ambiental definidas pelas organizações. Alinhados com as demandas e valores do mercado, os fornecedores de tecnologia estão sendo impelidos a desenvolverem diferenciais competitivos em relação à sustentabilidade. Os analistas do Gartner avaliam que, até 2026, 75% das organizações priorizarão negócios com empresas de TI que tenham metas claras e cronogramas de sustentabilidade bem estruturados, substituindo fornecedores que não tem esse compromisso demonstrável.

Mercado de trabalho

Iniciando o ano, o mês de janeiro foi de muita movimentação em relação ao mercado de trabalho no Brasil, por isso a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, produziu um book com as principais informações, tendências, dados e levantamentos relacionados às áreas e oportunidades que surgiram nos primeiros dias do ano. O relatório tem o objetivo de reunir os pontos principais de cada trimestre, onde todas as pessoas terão acesso. Em sua primeira edição, o book Catho, revelou em assuntos diversos as principais movimentações do mercado, sendo possível perceber que 5 milhões de pessoas procuraram emprego por meio da plataforma. Atualmente, o marketplace conta com mais de 290 mil oportunidades espalhadas em todo o Brasil, e em janeiro, cinco áreas foram destaque em número de anúncios, são elas: Administração (62%), Industrial (12%), Suprimentos (5%), Financeiro (4%) e Hotelaria e Turismo (4%). É possível perceber que o setor administrativo se mantém em primeiro lugar, em 2022 esse também foi o setor responsável por mais empregos.

Proa chega em Minas Gerais

O Instituto Proa chegou ao Estado de Minas Gerais e está com as inscrições abertas para sua preparação on-line e gratuita para o mercado de trabalho. São 2 mil vagas para jovens de 17 a 22 anos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas. O processo seletivo para o curso da Plataforma Proa está aberto até o dia 8 de maio. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no site do Proa, depois responder a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e Análise de Perfil e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. O curso tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. São 7h30 de aulas por semana, cerca de 1h30 por dia. Semanalmente há também encontros mediados por tutores, sempre às quartas-feiras. Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

uCondo e Inter firmam parceria

A uCondo, plataforma de gestão de condomínios, e o Inter, Super App que oferece produtos e serviços financeiros e não financeiros a mais de 25 milhões de clientes no Brasil e Estados Unidos, firmaram parceria para tornar a vida dos moradores, síndicos e administradoras mais eficiente e tranquila com a gestão financeira de condomínios. Agora, mais de 250 mil moradores, residentes em 3 mil condomínios clientes da uCondo, terão acesso a contas digitais gratuitas do Inter, com uma equipe exclusiva de atendimento. Além disso, os serviços da startup deverão ser incorporados ao app do banco a partir do segundo semestre de 2023. A plataforma da uCondo consegue, seja via smartphone ou computador, otimizar o dia a dia de administradoras e também de quem mora em prédios ou outros tipos de condomínios. Ela conecta todos em um só lugar, a exemplo de moradores, síndicos, administradoras, porteiros e bancos. Além de mais praticidade e eficiência nos processos, gera economia real com isenção da maioria das taxas bancárias, geração de boletos e folha de pagamento de colaboradores, entre outros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas