Gaúcha Intral abre primeiro showroom na Capital

Parte de um plano ousado que prevê a abertura de 10 showrooms até o fim do ano, a gaúcha Intral – indústria líder no mercado de fabricação de lâmpadas, luminárias de LED e drivers – acaba de inaugurar o seu primeiro showroom em Minas Gerais. O imóvel escolhido tem 450 metros quadrados e fica no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
De acordo com o diretor Comercial e Marketing da Intral, João Mateus Ritzel, o objetivo é, além de estreitar o relacionamento com o mercado mineiro, abrir novas possibilidades também para o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil a partir dessa unidade.
“Minas Gerais é um mercado geograficamente e economicamente estratégico. O Estado já é o nosso segundo mercado e queremos estar mais próximos não só dos clientes finais, mas de toda a cadeia produtiva, como especificadores – engenheiros, arquitetos e decoradores – e instaladores – eletricistas e projetistas. Além disso, Minas oferece uma logística muito interessante para outras partes do País. O showroom funciona como uma extensão das nossas fábricas”, explica Ritzel.
O Intral Decor BH disponibiliza o portfólio completo da marca em todos os segmentos que atua, como itens de revenda e foco em especificação e OEM, além de materiais voltados à decoração. As soluções atendem ao mercado de iluminação residencial, comercial, industrial e pública.
Com um crescimento de 54% no faturamento da empresa em 2022, na comparação com o ano anterior, os showrooms são parte ativa desses bons resultados. O primeiro foi aberto em Curitiba (PR), o segundo em Cuiabá (MT) e o terceiro é o de Belo Horizonte.
Os planos para Minas Gerais, porém, são mais fortes e preveem a inauguração, ainda sem data definida, de um segundo showroom. A cidade escolhida é Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
“Nosso portfólio de clientes é bastante extenso no Estado e em especial na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Vamos fazer lançamentos e treinamento na unidade. Além disso, já mapeamos Uberlândia, que funciona como uma espécie de capital regional, que engloba o Triângulo Mineiro, o Sul de Goiás e parte do Noroeste de São Paulo. Assim como Belo Horizonte serve de base para negócios no Nordeste, Uberlândia é uma base estratégica para a região Centro-Oeste e para esse conjunto de lugares que citei”, destaca.
A Intral conta com duas unidades fabris sediadas em Caxias do Sul (RS) e uma unidade fabril em São Paulo. Além de contar com um largo parque fabril, possui autonomia para produção de drivers, luminárias e lâmpadas, possuindo também laboratórios próprios para testes, homologações e desenvolvimento de produtos.
“Nos dedicamos especialmente aos clientes corporativos e a pandemia foi um momento complicado porque reduziu os espaços nos escritórios e isso ainda não se regularizou. Entendemos, porém, que aí estavam as oportunidades. O setor supermercadista aumentou os investimentos. Começaram os retrofits e aumentou o número de atacadões. As indústrias, já no segundo semestre de 2021, passaram por um aquecimento. Conseguimos surfar esses mercados com o lançamento de novos produtos com ciclo de vida maior e menor custo. O segmento de hotéis na pandemia encolheu, mas agora vem os retrofits. Projetos de eficiência energética ajudam a diminuir os custos dos empreendimentos, sejam industriais ou comerciais. Além disso, para esse ano temos a volta do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, que aquece o setor de construção civil. Por tudo isso estamos muito animados, investindo, gerando empregos. Como uma indústria legitimamente nacional, temos também o papel de não só acreditar, mas gerar conhecimento, inovação e contribuir para o fortalecimento do mercado como um todo”, avalia o diretor Comercial e Marketing da Intral.
Ouça a rádio de Minas