Negócios

Cemig faz parceria com hub de inovação do setor elétrico

Objetivo é promover desenvolvimento tecnológico para ampliar qualidade e eficiência dos serviços prestados pela companhia
Cemig faz parceria com hub de inovação do setor elétrico
Parceria permitirá a troca de conhecimentos, criação e a prospecção de soluções inovadoras para desafios do setor elétrico | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou, nesta segunda-feira, uma parceria com o Energy Future, o maior hub de inovação do setor elétrico brasileiro. O objetivo principal é promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico para aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pela companhia e contribuir para o avanço do setor. 

A parceria prevê o Programa Setorial “Ciclo de ESG”, que será executado ao longo de 2023 em colaboração com grandes empresas do setor elétrico brasileiro. Entre os temas mapeados no ciclo estão a transição energética, mitigação de impactos ambientais, responsabilidade social corporativa, segurança e saúde do trabalho e democratização do acesso à energia limpa.

A parceria permitirá a troca de conhecimentos, criação e a prospecção de soluções inovadoras para desafios do setor elétrico, além de prever o desenvolvimento do capital humano da Cemig em torno de habilidades cada vez mais exigidas pelo mercado no que diz respeito a alavancar resultados trazidos pela inovação aberta. 

O Energy Future oferece um ambiente de inovação colaborativo, que reúne empresas de energia elétrica, startups, empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa.

Segundo o diretor de Operações do Energy Future, Luiz Felipe Pamplona, o hub nasceu pela demanda em trazer um novo skillset aos profissionais que atuam com a inovação em grandes corporações como a Cemig. 

Por sua vez, o CEO do Energy Future, Apolo Lira, afirma que a parceria é um marco importante para o hub de inovação, e juntos esperam desenvolver soluções inovadoras que ajudem a impulsionar a transformação digital e promover o desenvolvimento sustentável. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas