CURTAS NEGÓCIOS | 29/04

Rede pela Circularidade do Plástico completa cinco anos
A primeira iniciativa brasileira em prol da economia circular do plástico completa, neste mês, cinco anos de existência. A Rede pela Circularidade do Plástico, criada pela Abiplast, reúne hoje cerca de 66 empresas integrantes de todos os elos da cadeia estendida do plástico (Petroquímicas; Químicas; Aditivos e Distribuidores; Transformadores; Indústrias de Bens de Consumo; Rede de varejo; Cooperativas; Gestores de Resíduos, Recicladores e Consumidor) com o objetivo de impulsionar a Economia Circular do Plástico. A rede foi criada para fomentar um ambiente fértil de discussão da cadeia para que os compromissos assumidos pelas empresas globalmente fossem possíveis de serem atingidos no Brasil a partir da interação, considerando o ambiente pré-competitivo. Como uma das principais iniciativas da Rede, a Retorna, primeira ferramenta on-line e gratuita, calcula o índice de reciclabilidade da embalagem plástica, além de determinar a possibilidade real de reciclagem, criando uma metodologia comum para todas as companhias no desenho de suas embalagens, tanto em aspectos técnicos quanto mercadológicos. A solução contribui para o design de embalagens com base nas pesquisas nacionais da infraestrutura e logística disponíveis em cada estado. Em 2022, foram feitas 269 análises no total, com 197 usuários da plataforma, sendo 147 empresas.
VLI agora é parceira do Movimento Belo Horizonte Mais Feliz
A partir deste ano, a VLI – administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – se torna parceira da Prefeitura de Belo Horizonte na realização do Movimento Belo Horizonte Mais Feliz, que terá sua primeira edição de 2023 no próximo domingo (30), na rua Sapucaí, bairro Floresta, na região Leste, onde está instalada a sede da companhia, bem como nas nove regionais da capital mineira. Das 9h às 14h, o evento levará para a população e visitantes de Belo Horizonte atividades de cultura, arte, lazer, recreação, esporte, entretenimento e alguns serviços de utilidade pública. Durante a programação, o público poderá visitar o jardim do Casarão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizado no pátio da empresa, onde também haverá um espaço instagramável para fotos junto à Maria Fumaça e o vagão de um trem. Além disso, das 10h às 14h, haverá visita à maquete da Ferrovia de Minas Gerais, que fica também nas dependências da VLI. Neste ano de 2023, o Movimento Belo Horizonte Mais Feliz será itinerante. No entanto, a VLI será uma parceira fixa de todos os encontros que serão realizados até novembro, tendo em vista que a programação na rua Sapucaí será permanente.
Centerminas Expo tem obras avançadas
O mercado de eventos já pode comemorar. O Centerminas Expo, novo mega espaço para realização de feiras, convenções e eventos da capital mineira, será inaugurado em breve. As obras do empreendimento, localizado no Power Shopping Centerminas, na região Nordeste de Belo Horizonte, entraram na reta final. O Centerminas Expo será dividido em três andares, em uma área total de 50 mil m² que possibilita montagens moduláveis e flexíveis para atender desde grandes shows, feiras e convenções até formaturas e festas de casamento. A agenda do Centerminas Expo já está aberta, e o espaço já possui eventos marcados para o primeiro semestre. No 4º piso do mall, o Centerminas Expo tem uma área de 12.500m² totalmente climatizada. O espaço dispõe de 2.300 vagas de estacionamento com acesso direto ao espaço, amplos banheiros e espaço de apoio para buffet. A acessibilidade ao local é garantida via elevadores e escadas rolantes. O 5º andar conta com área de 10.000m² e o 6º andar com rooftop de 22.000m² a céu aberto e outro salão com vista panorâmica. Todos estes espaços são modulares e customizáveis.
CBF e Assaí anunciam renovação do patrocínio do Brasileirão
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) concluiu, na última semana, a renovação do contrato com o Assaí Atacadista, rede que é titlesponsor no Campeonato Brasileiro desde 2018. A marca, que conta com 48 anos de história, operação em 23 estados mais o Distrito Federal e mais de 260 lojas distribuídas pelo Brasil, tem forte tradição de apoio e valorização a eventos esportivos de todo o País, sendo hoje um dos principais apoiadores do futebol feminino e masculino no Brasil. Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol, o Brasileirão Assaí 2023 contará com 20 clubes participantes, com transmissão ao vivo de todos os jogos e promessa de disputas acirradas pelo grande título. Já o Campeonato Brasileiro Feminino, do qual o Assaí passa a ser o Atacadista Oficial neste ano, teve início em fevereiro. O contrato entre as partes engloba a inclusão do Atacadista no nome do campeonato e a exibição de conteúdos oficiais e propriedades comerciais na competição.
Ouça a rádio de Minas