BH terá mais ônibus e tarifa mais barata a partir deste sábado

Conforme sancionado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e anunciado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, a Capital terá a redução de tarifa para R$ 4,50 a partir deste sábado. No mesmo dia, a população verá melhorias significativas no transporte público, com a adição de 155 novas viagens em 104 linhas. Número este que será ajustado na segunda-feira para 185 viagens adicionais em 62 linhas, visando a reduzir o tempo de espera e a superlotação nos ônibus.
Essas medidas são os primeiros passos da PBH após a sanção da Lei 11.458/23 pelo prefeito Fuad Noman (PSD). A nova legislação estabelece um modelo de remuneração do transporte público coletivo em que parte dos custos é assumida pelo município. Como contrapartida, as empresas de ônibus devem oferecer mais viagens, melhorar a qualidade dos veículos e cumprir o quadro de horários estabelecido.
Durante os dias úteis, o acréscimo de viagens pode chegar a até 22, especialmente nos horários de pico da manhã e da tarde, como na linha 9250 (Nova Vista/Buritis). Já a linha 8207 (Maria Goretti/Conjunto Estrela Dalva), por exemplo, terá 17 viagens diárias adicionais, enquanto a linha 8350 (Estação São Gabriel/Estação Barreiro) contará com mais 16 viagens.
A previsão é de que, até o final deste ano, as empresas deverão aumentar em 10% o número de viagens, passando de 21.700 para 23.870. Além disso, haverá mais alterações nas linhas, ajustes nos quadros de horários, modificação de itinerários e até a criação de novas linhas. Para complementar essas melhorias, está prevista a inclusão de 420 novos veículos na frota até o final do ano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A partir deste sábado, além da tarifa menor, o novo quadro de horários dos ônibus estará disponível on-line, proporcionando maior facilidade de acesso. Para conferir, acesse clicando aqui.
Ouça a rádio de Minas