Negócios

Supervisores e orientadores educacionais de todo o Brasil participam de Congresso em BH

O tema do evento é Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional
Supervisores e orientadores educacionais de todo o Brasil participam de Congresso em BH
Crédito: Adobe Stock

O Sindicato dos Profissionais de Especialistas em Educação do Ensino Público do Estado de Minas Gerais (SINDESPE-MG) realiza de 7 a 9 de agosto, em Belo Horizonte, o 1º Congresso Nacional da Ação Formativa.

A iniciativa reunirá dez entidades e profissionais de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Alagoas para debater assuntos relacionados à profissão de especialistas em educação básica, os pedagogos, que exercem as funções de supervisores e orientadores educacionais, responsáveis pela coordenação e organização do trabalho pedagógico.

O tema do evento é Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional: desafios da formação e reflexão sobre a práxis e a defesa da valorização profissional. Em Minas Gerais, os pedagogos buscam valorização da profissão.

O déficit de profissionais na rede estadual de ensino chega a cerca de 50%. Enquanto o estado possui 20 mil instituições de ensino, existem apenas 11 mil especialistas em educação básica contratados.

Entre as principais reivindicações está à igualdade das condições de trabalho com os professores e o fim do acúmulo de funções. Carmen Teixeira, presidente do Sindespe-MG, alerta que “devido a falta de estrutura nas escolas, frequentemente, os pedagogos são desviados para dar aulas, monitorar recreios, entrada e saída de alunos e até tirar copias”.

Serviço

1º Congresso Nacional da Ação Formativa
7 a 9 de agosto – 8:00 às 17:00
Centro Universitário Newton Paiva Campus Carlos Luz
Av. Presidente Carlos, 220 – Caiçara, BH/MG

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas