Negócios

Mineira FarMelhor apurou crescimento de 32,40%

Resultado da rede é maior do que o registrado pelo mercado no País
Mineira FarMelhor apurou crescimento de 32,40%
Rede FarMelhor conta com 250 lojas em operação espalhadas por todo o território nacional | Crédito: Divulgação / FarMelhor

A rede de farmácias de origem mineira FarMelhor registrou, nos últimos 12 meses finalizados em maio, crescimento de 32,40% nas vendas, resultado acima do verificado no mercado no mesmo período, conforme o CEO da empresa, Renan Reis. O resultado positivo também foi verificado em 2022 frente ao exercício anterior, com alta de 32%, considerando somente o meio digital, a elevação foi de 26%.

O executivo avalia os seis primeiros meses de 2023 como positivo para a empresa, que está no mercado desde 2012 e conta com 250 lojas em operação espalhadas por todo o território nacional, número que deve subir até o fim do ano, com a abertura de mais franquias. “Temos 460 contratos de franquia, sendo que 210 lojas estão em diversas fases para o processo de inauguração”, revela.

Na divisão por região do País, o Sudeste é o principal mercado, com 58,9% do total de unidades. São Paulo é o estado com mais lojas da FarMelhor (28,5%), seguido por Minas Gerais (18,5%) e Rio de Janeiro (11,5%). A empresa tem dois escritórios no Estado, nos municípios de Passos, no Sul de Minas, e Piumhi, região Centro-Oeste, além de São Paulo.

Para ele, um dos motivos para o bom desempenho da rede é o atendimento, que potencializa outros fatores que levam o consumidor a escolher uma empresa, como preço, ponto (localização) e disponibilidade de produto. Além disso, ele destaca que ao combinar a presença digital com as lojas físicas, a FarMelhor proporciona uma experiência completa e conveniente para os clientes. “Atendemos o consumidor através do canal que ele quiser”, destaca.

A mudança no perfil do consumidor, que aposta na prevenção e nos cuidados com saúde e beleza, também vem ajudando o negócio das farmácias na avaliação de Reis, com destaque para a comercialização de vitaminas e dermocosméticos.

O CEO da FarMelhor diz que antes mesmo da pandemia, as lojas já contavam com o sistema de delivery. “A diferença é que antes era pelo telefone, hoje há outras modalidades, como aplicativos e marketplace”, observa.

Ele destaca que a franquia da rede é diferenciada, já que as unidades são customizadas, levando em conta a cidade, região de atuação dentro do município, concorrência e produtos mais adequados. “Nosso modelo não é engessado”, frisa.

Apesar de um mercado com concorrência acirrada, a perspectiva da rede para este ano, conforme o CEO, é permanecer com o crescimento maior que o mercado, com resultado acima dos 30%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas