Economia

Federação alerta para restrição

Entidades divergem quanto ao desabastecimento de diesel no país; preços nos postos estão relativamente sob controle
Federação alerta para restrição
Crédito: REUTERS/Adriano Machado

Brasília e Rio – A Fecombustíveis, federação que representa cerca de 40 mil postos de combustíveis no País, confirmou na sexta-feira (11) que está havendo restrição de produtos pelas distribuidoras, em diversos pontos espalhados pelo Brasil, mas frisou que não há desabastecimento.

Já a Federação Brasilcom, que agrega mais de 40 distribuidoras regionais de combustíveis instaladas em quase todos os estados brasileiros, afirmou em nota que “não tem notícias de desabastecimento de diesel, apenas informações de faltas pontuais e localizadas, mas todas sanadas e abastecidas dentro das cotas do dia”.

O presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sergio Araujo, afirmou que a Petrobras não está fazendo nada diferente do que prometeu, segurando por mais tempo a realização de ajustes. Mas pontuou que a empresa precisa dar previsibilidade ao mercado, para que os agentes possam se posicionar para não faltar produto.

Apesar dos alertas de integrantes do setor, os preços dos combustíveis nos postos estão relativamente comportados.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O diesel S-10 acumulou alta de quase 1% no primeiro decêndio de agosto nos postos brasileiros, para uma média de 5,17 reais o litro, invertendo uma tendência de queda recente, apontou nesta sexta-feira o Índice de Preços Ticket Log (IPTL)

Procurada, a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) afirmou que no momento não há informes relativos à redução na oferta nacional ou internacional de diesel, tampouco foram relatados à agência problemas relativos à falta de óleo diesel, gasolina ou de qualquer outro produto.

“Os estoques de diesel situam-se em patamares satisfatórios, sendo suficientes à demanda interna. As importações complementam a oferta interna de produto”, afirmou a autarquia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas