Maior disputa internacional de queijos artesanais da América Latina acontece em Araxá
A ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards – realizou, nesta sexta-feira (25), em Araxá, no Alto Paranaíba, o principal concurso internacional de queijos artesanais da América Latina. Nesta edição, 410 produtores inscreveram seus produtos no concurso, que reuniu 1,3 mil queijos de dez países, incluindo Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai.
O grande vencedor, que será conhecido amanhã (26), receberá o título de “Super Ouro”, uma espécia de certificação internacional de qualidade.
Produtores internacionais, como Maurício Goule, da Argentina, estão ansiosos pelo resultado. Goule participa de um concurso no Brasil pela primeira vez e considera a oportunidade emocionante e importante para mostrar seu trabalho.
Além dos produtores internacionais, 22 estados brasileiros também estão representados, incluindo José Lourenço de Paula, premiado produtor do queijo Alagoa, no Sul de Minas, que espera sair do evento com mais um prêmio na sua categoria.
O evento contou com mais de 200 especialistas como jurados, que avaliarão atributos sensoriais dos queijos inscritos, incluindo aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. As premiações contam com categorias ouro, prata, bronze e o “Super Ouro”.
O concurso, que é um reflexo da força de Minas Gerais como referência mundial no segmento de queijos, é considerado um marco, pois é a primeira vez que uma instituição brasileira, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT), atua como curadora de um concurso internacional.
Premiação de melhor queijo ocorre neste sábado
O resultado do concurso será divulgado neste sábado, durante a cerimônia de premiação a partir das 16h. Além do concurso, a ExpoQueijo Brasil também oferece o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar, onde especialistas discutem inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal certificado.
O fórum conta com palestras ministradas por especialistas renomados, como Grazia Mercalle, especialista em análise sensorial e com vasta experiência na área.
Ouça a rádio de Minas