Economia

Aumento de vagas em cursos técnicos pode contribuir para uma alta de 2,32% no PIB

A formação contínua dos trabalhadores já presentes no mercado também é importante para a elevação do PIB
Aumento de vagas em cursos técnicos pode contribuir para uma alta de 2,32% no PIB
A constante profissionalização pode gerar mais empregos | Crédito: Adobe Stock

Uma pesquisa divulgada pelo Itaú Educação e Trabalho, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Ensino (Insper) revelou que o aumento do número de vagas em cursos de profissionalização técnica, poderia elevar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2,32%.

O fluxo constante de trabalhadores capacitados para entrarem no mercado de trabalho contribui para a economia e a geração de empregos no Brasil, além de resultar no aumento de salários.

A gerente administrativa da Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia (Apat), reforça que a capacitação dos jovens os deixam preparados para entrarem no mercado. Contudo, também, é importante investir na formação de pessoas que já estão há mais tempo na profissão. 

“Ainda existem muitos profissionais que buscam aumentar seus conhecimentos nas áreas em que atuam, o que abre espaço para oferecer oportunidades de capacitação contínua”, afirma Fernanda.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A Apat foi criada em 2020 para auxiliar trabalhadores da área de geotecnologia que necessitavam de formações quanto ao uso de equipamentos, mas que não encontravam o auxílio no mercado. A entidade trabalha para ofertar treinamentos e cursos por especialistas, com o objetivo de capacitar os atuais profissionais do mercado.

Fernanda reitera que a associação compreende o potencial do Brasil para oportunidades de emprego para profissionais da geotecnologia, em razão disso, a organização sempre busca parcerias com outras empresas da área, para auxiliar projetos e fomentar o ramo.

“O investimento em cursos técnicos e treinamentos é um dos principais caminhos para isso”, complementa a gerente.

*estagiário sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas