Melhoramentos e IBS Energy fecham acordo e aporte deve somar R$ 60 milhões

O conglomerado empresarial Melhoramentos, que mantém empresas nos setores editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário, anunciou nesta segunda-feira (11) que assinou um contrato com o Grupo IBS Energy para garantir o fornecimento de energia renovável de suas operações em Camanducaia, no Sul de Minas. O acordo vai garantir investimentos da ordem de R$ 60 milhões.
O contrato, pelo novo mercado livre de energia, entra em vigor em janeiro de 2024. O acordo garante o fornecimento de energia limpa certificada a partir da construção de uma subestação de energia elétrica e uma linha de transmissão de alta tensão de 138kV na região.
De acordo com o conglomerado empresarial, o objetivo é trazer maior estabilidade operacional e viabilizar potenciais expansões da fábrica da Melhoramentos, onde são produzidas fibras de celulose de alto rendimento usadas na fabricação do papel tissue e papel cartão, matéria-prima essencial para o setor de embalagens.
O CEO do Grupo IBS Energy, Luiz Mello, explica que a empresa assumiu a responsabilidades pela implantação da solução. “Com certeza nasce uma parceria duradoura entre nossas empresas e é muito gratificante para o Grupo IBS Energy ter como cliente uma empresa do porte e histórico da Melhoramentos”, diz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Fornecimento sustentável e econômico
Essa nova linha de energia será exclusivamente para a operação em Camanducaia e alimentada por fontes renováveis e possui o Certificado Internacional de Energia Renovável, assegurando a proveniência sustentável da energia fornecida.
“Realizamos melhorias contínuas em nossos processos operacionais buscando maior produtividade, controle dos processos, qualidade dos produtos e redução dos impactos ambientais. Agora, com o fornecimento de uma linha exclusiva de energia certificada, damos mais um passo para continuar nosso crescimento sustentável”, adianta o diretor Florestal da Melhoramentos, Thomas Meyer.
A Melhoramentos tem investido em tornar seus processos mais eficientes e sustentáveis. Um exemplo disso foi o retrofit do canal e da turbina geradora de energia, que resultou em ganhos efetivos à operação, além de reduzir em quase 30% o consumo de eletricidade nessa etapa do processo produtivo. Com a parceria com a IBS Energy, a empresa fortalece seu compromisso com a sustentabilidade e busca soluções que trazem benefícios ambientais e econômicos.
Ouça a rádio de Minas