Araxá atualiza oferta de voos no aeroporto municipal

A Prefeitura Municipal de Araxá, no Alto Parnaíba, anunciou a atualização e a inclusão de novas rotas no Aeroporto Municipal Romeu Zema. O objetivo é incentivar o desenvolvimento econômico e o turismo na cidade.
Dentre os projetos previstos está a atualização da rota para Belo Horizonte, com aviões maiores e conexão em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a partir de dezembro deste ano. Além da inauguração da rota direta para Guarulhos, em São Paulo, a partir de janeiro de 2024. Ambas operações serão realizadas pela companhia Azul Linhas Aéreas, com voos de ida e volta às segundas e sextas-feiras.
Os voos de Araxá a capital mineira, que atualmente são realizados com o avião Cessna Grand Caravan de nove assentos, passarão a contar com o ATR-72 de 60 lugares a partir de dezembro. Enquanto as viagens para o terminal paulista serão realizadas em um jato da Embraer com 108 assentos. O aeroporto já está passando por adequações para receber aeronaves desse porte.
O local foi totalmente revitalizado pela prefeitura, que investiu R$ 864.372,94 no projeto, e foi reinaugurado em novembro do ano passado. O prefeito Robson Magela (Cidadania) lembra que antes do início dos trabalhos no local, o terminal da cidade estava em estado de abandono e com diversos problemas estruturais.
“A administração municipal investiu recursos próprios na reforma geral do aeroporto, com o objetivo de fomentar o turismo e os negócios em nosso município. Ficamos muito felizes em ver que a cidade ganhou novas rotas aéreas que vão possibilitar deslocamentos mais rápidos e mais conforto para os passageiros”, declara.
Vale lembrar que o terminal chegou a ficar três anos paralisado, retomando suas operações apenas em junho deste ano. Os voos haviam sido interrompidos em 2020 devido à pandemia que prejudicou grande parte dos aeroportos regionais.
O secretário municipal de Segurança Pública, Daniel Rosa, garante que o aeroporto de Araxá está se adequando para atender a demanda das novas aeronaves em conformidade com as normas e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
“Uma das principais ações para atender os requisitos dos referidos órgãos reguladores é a sinalização do pátio de aeronaves, implantação de equipamento de auxílio visual à navegação aérea e também está sendo elaborado um Programa de Segurança Aeroportuária (PSA) para os serviços de inspeção de passageiros e bagagens no aeroporto”, explica.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Juliano Cesar da Silva, destacou o papel dessa iniciativa na atração de novos investimentos e no desenvolvimento econômico.
“As novas rotas aéreas colaboram para um ambiente favorável, gerando ainda mais prosperidade e qualidade de vida aos araxaenses. Além disso, é um passo importante também para o fomento do turismo e negócios, sendo que o os novos voos conectarão Araxá a São Paulo”, conclui.
Ouça a rádio de Minas