Economia

Programa de formação do BDMG para sustentabilidade reúne 200 municípios

Estão previstos outros dois treinamentos com os temas de energia fotovoltaica e resíduos sólidos
Programa de formação do BDMG para sustentabilidade reúne 200 municípios
Crédito: Adobe Stock

Mais de 200 cidades mineiras e 300 lideranças municipais se inscreveram no Programa de Mobilização dos Municípios para a Sustentabilidade do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e participaram hoje (31), da primeira etapa do treinamento gratuito, com foco em saneamento e tratamento de esgoto.

O start da ação, que é fruto de uma parceria entre o BDMG e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), abordou a importância de um saneamento adequado para os fatores sociais e ambientais das cidades, o marco legal do saneamento básico, perfil por regiões e planejamentos municipais, regras e objetivos a serem alcançados para o saneamento adequado em todo o Estado.

Durante o programa ainda estão previstos mais dois treinamentos com os temas de energia fotovoltaica e resíduos sólidos. O programa visa conscientizar os representantes municipais de Minas Gerais sobre a criação e estabelecimento de projetos de sustentabilidade.

“O BDMG tem desempenhado papel de relevância no financiamento a projetos voltados para a sustentabilidade. Isso se aplica também aos municípios mineiros, em que o saneamento, a eficiência energética e o tratamento de resíduos sólidos urbanos se tornam uma necessidade porque trazem impactos positivos diretos na vida da população”, afirma o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A iniciativa do BDMG marca os esforços anuais da entidade para o auxílio financeiro nos projetos de sustentabilidade dos municípios. Desde 2019, já foram investidos mais de R$ 160 milhões em ações de saneamento básico, resíduos sólidos e eficiência energética/energia renovável. Apenas nos nove primeiros meses de 2023, cerca de R$ 61,3 milhões foram disponibilizados para as iniciativas. O valor que é quase três vezes maior do que o montante ofertado no mesmo período do ano passado.

*estagiário sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas