Negócios

Confira dicas para aprimorar os negócios na Black Friday

Investimento em estratégias de vendas e segurança são importantes para o faturamento na Black Friday
Confira dicas para aprimorar os negócios na Black Friday
Os pequenos empreendedores devem estar atentos as demandas dos clientes para a data | Crédito: Adobe Stock

Um dos momentos mais importantes para o comércio brasileiro, ocorrerá na última sexta-feira deste mês, mais precisamente, dia 24. Trata-se da Black Friday, data que permite grandes oportunidades de negócios não apenas para grandes empresas, mas também para os pequenos empreendedores de todo o País.

A especialista da plataforma eduK, Vanessa Spirandeo, ressalta que donos de pequenos negócios devem planejar seus objetivos de forma cuidadosa. “Você deve planejar descontos e ofertas, além de criar ações para fidelizar sua clientela. Tudo isso sem esquecer que existe um pós-evento, essencial para o negócio”, sugere.

Por isso, é de grande importância que os empreendimentos se preparem bem para a data. Em vista disso, Vanessa Spirandeo lista algumas recomendações para os empresários de pequeno porte:

  • Definir a meta que deve ser atingida com o planejamento para a Black Friday: objetivos centrais como maior alcance de clientes, renovação de produtos do estoque e reforçar os serviços atuais ou realizar o lançamento de novos itens
  • Compreender o que os consumidores estão procurando ao comprar os produtos: analisar qual é a principal necessidade validada do consumidor que está comprando seus itens
  • Definir o que é necessário para implementar a ação para a Black Friday: o empreendedor precisa considerar fatores como, o volume do estoque, a contratação de funcionários temporários e se envolverá a participação do dono de negócio

A especialista da eduK reforça a atenção com métodos inviáveis. “Dados de mercado comprovam que aumentar o preço antes, para baixar na Black Friday, só atrapalha as vendas futuras, pois 66% das pessoas que pretendem comprar na Black Friday ficam comparando preço um mês antes”, diz

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Demandas dos consumidores

Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), este ano, o cliente não está apenas em busca de descontos, cerca de 29% dos consumidores procuram facilidade no pagamento, 23% esperam encontrar uma variedade nos produtos e marcas, e 21,1% buscam atendimento diferenciado.

Neste sentido, o fundador e CEO da Cartpanda, startup que trabalha com soluções no comércio eletrônico, Lucas Castellani, dá dicas em vista do aumento de consumidores que buscam novas experiências na Black Friday. São elas:

  • Investir em tráfego pago na Black Friday: considerando o período, há grande fluxo de anunciantes e com isso, o preço das métricas é elevado. É importante que parte do investimento seja direcionado para os anúncios, e possíveis usos de plataformas como o Google, Facebook Ads, Taboola e TikTok
  • Oferecer bons descontos: com promoções viáveis para o consumidor, a quantidade de vendas também poderá aumentar, ao mesmo tempo, em que reforça a confiança dos clientes do negócio
  • Possibilidade de parcelamento sem juros: pelo fato dos consumidores gastarem mais na Black Friday e parcelarem seus produtos, a opção de parcelamento sem juros em duas ou três vezes pode beneficiar o cliente, mesmo que parte da margem de lucro seja levemente afetada
  • Criação de banners e categorias referentes a ofertas no site: a elaboração de banners que anunciam as ofertas do dia, podem reter a atenção do consumidor nos produtos, especialmente nos itens mais procurados, além de facilitar a navegação na loja
  • Criação de promoções especiais de gratuidade do frete para compras acima de um valor: essa estratégia, comum em várias empresas durante o período, estimula compras maiores por parte do cliente, além de contribuir para o resultado. 
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Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Segurança é ponto-chave durante a Black Friday

A preparação para potencializar os negócios durante a Black Friday não é o único planejamento que um pequeno empreendedor deve ter durante o período. Também é importante que se considere a proteção física e digital da empresa, que está relacionada com a logística e armazenamento, além de estar ligada com fabricantes e fornecedores.

“É um cenário bastante desafiador, porque os varejistas necessitam conhecer e entender seus clientes, além de integrar lojas físicas e on-line, de forma inteligente e segura, estando atentos às movimentações dos consumidores nos espaços e ao melhor posicionamento das promoções. Além disso, têm de procurar reduzir filas e prevenir roubos e perdas, simultaneamente garantindo cibersegurança no comércio eletrônico”, afirma o gerente de Vendas para verticais de Varejo e Finanças, José Rodrigues da Silva Neto.

A implementação de tecnologias que reforçam a segurança física e on-line também podem contribuir para a gestão de negócios de um empreendimento, por meio da possibilidade da geração de dados que consideram diversos fatores de um negócio.

Caso um varejista possua um sistema de segurança para o empreendimento, é necessário buscar formas de melhorar a ferramenta usada. Para os donos de negócio que não possuem medidas implementadas, é importante buscar uma consultoria para mapear os benefícios de um investimento neste fator.

Já nos centros de fornecimento dos produtos, o uso de ferramentas de segurança pode aprimorar a listagem de itens e evitar perdas, além do aprimoramento dos processos internos e reforço na confiança dos clientes.

*estagiário sob supervisão da edição

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