Negócios

Pequenos negócios utilizam ferramentas digitais em suas vendas

O comércio eletrônico já é responsável por 40% do faturamento de microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais
Pequenos negócios utilizam ferramentas digitais em suas vendas
O celular é o recurso mais utilizado, com 99% de adesão | Crédito: Adobe Stock

As vendas no comércio digital vêm se tornado cada vez mais comuns no Brasil e já correspondem a mais de 40% do faturamento dos pequenos negócios. A pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), revelou que cerca de 70% das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras usam ferramentas digitais em suas vendas.

Dentre as plataformas, as mais usadas pelos pequenos negócios são WhatsApp (56%), Instagram (43%), Facebook (23%) e Site próprio (12%). Outros 30% disseram que não realizam vendas por canais digitais. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, as redes sociais são as novas vitrines e se tornaram poderosos canais de comunicação com o cliente.

“Hoje é possível, por exemplo, mostrar os bastidores do negócio, os valores da empresa, o posicionamento da marca, entre outras informações. O ambiente digital não é só um espaço para divulgar promoções. Por isso é fundamental estar sempre atualizado e ter um planejamento de longo prazo para ampliar a presença digital da empresa”, analisa.

A maioria dos empresários entrevistados (64%) disse que seu negócio já possui um perfil no Instagram, com destaque para aqueles que atuam no segmento de Beleza na Indústria alimentícia, onde as taxas subiram para 83% e 82%, respectivamente. No caso do Facebook, 41% afirmam que já criaram uma página para sua empresa. Apenas 27% relataram não ter nenhum perfil ou página em redes sociais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Os serviços mais comuns a serem disponibilizados nesses meios são: Catálogos de produtos e serviços e a opção Fale conosco, ambos com 50%. No entanto, 17% ainda não disponibiliza serviços da empresa na Internet.

O estudo do Sebrae também revelou que mais da metade (62%) dos pequenos negócios emitem Nota Fiscal eletrônica (NF-e), com destaque para a Indústria de base tecno, em que 96% de adesão.

Entre os recursos de informática utilizados por essas empresas, o mais comum é o celular, sendo utilizado por 99% dos pequenos negócios. A maioria dos usuários (99%) acessa a Internet por este meio.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas