Agronegócio

Nelore Pelagens terá 1ª exposição ranqueada em Uberlândia

Evento acontece durante a Exposição Agropecuária de Uberlândia (Camaru); criação da variedade teve retomada forte nos últimos anos no País e beleza é destaque, além da robustez tradicional
Nelore Pelagens terá 1ª exposição ranqueada em Uberlândia
Nelore Pelagens tem pelagem branca com manchas pretas ou vermelhas, diferente do Nelore padrão, que é todo branco | Crédito: Divulgação AMCN

Pela primeira vez, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é palco da Exposição Ranqueada do Nelore Pelagens. O evento, que acontece durante a Exposição Agropecuária de Uberlândia (Camaru), vai reunir cerca de 100 animais da raça até o dia 6 de setembro de 2024. A exposição, que começou no dia 26 de agosto, é importante para a divulgação da variedade Nelore Pelagens, que atrai cada vez mais criadores e também por ser uma vitrine dos melhores exemplares.

A Exposição Ranqueada do Nelore Pelagens de Uberlândia – 2024 integra o Circuito de Exposições do Ranking Nacional Nelore 2023/2024, promovido pela Associação Mineira dias Criadores de Nelore (AMCN), pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e pela Inovart Agro Eventos. Os julgamentos começam nesta quarta-feira, dia 4 de setembro.

Conforme o  gestor executivo da Associação Mineira dos Criadores de Nelore, Loy Rocha, a criação do Nelore Pintado já acontece há bastante tempo, mas, nos últimos anos, houve uma retomada mais forte. Os animais se caracterizam pela pelagem com manchas brancas e pretas ou brancas e vermelhas, diferenciando visualmente dos nelores tradicionais.

Estética única

“Diferente do Nelore padrão, que é todo branco, o Nelore Pelagens possui a pelagem branca com manchas pretas ou vermelhas. É um animal de beleza racial muito grande e, então, ele se destaca. A criação já existe há muito tempo, mas, houve uma retomada significativa nos últimos 10 anos”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Conforme Rocha, com a criação em expansão, os eventos da raça são importantes para a divulgação e também classificação dos animais com melhor padrão. “Os criadores estão muito interessados e investindo na criação do Nelore Pelagens. Com o mercado indo bem, estão surgindo exposições. Já tivemos eventos da raça em Patos de Minas e, agora, esse durante a Camaru”.

Na Camaru, a Exposição Nelore Pelagens reunirá cerca de 100 animais, sendo a maioria de criadores de Minas Gerais e São Paulo.

Nelore Pintado é robusto e tem grande aptidão para o corte

Além da pelagem diferenciada, os animais da raça, assim como o Nelore padrão, são robustos, possuem adaptabilidade e resistência ao clima brasileiro e grande aptidão para a pecuária de corte

A realização da exposição durante a Camaru é oportuna para aquecer ainda mais o mercado da variedade. “Certamente, a exposição na Camaru vai ampliar o mercado. A criação do Nelore Pelagens é crescente, há investimentos de novos criadores e eles querem demonstrar a criação. A pista é um local de avaliação de desempenho por excelência. Vamos conhecer os melhores da raça”. 

Conforme os dados da Camaru, estudos preliminares realizados pela Embrapa Pantanal, em 2009, apontam que a variedade pode apresentar qualidades valiosas em relação à tradicional, como rusticidade, precocidade e qualidade da carne. No entanto, dados precisos ainda não foram confirmados, uma vez que o plantel ainda é muito pequeno para conclusões definitivas.

Camaru 

Realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, a Camaru completa 60 anos em 2024. O evento, que vai até dia 8 de setembro (domingo), acontece no Parque de Exposições Camaru. A expectativa é receber cerca de 200 mil visitantes nos 10 dias de evento. A exposição deve gerar cerca de 2 mil empregos diretos e movimentar mais de R$ 60 milhões em negócios. 

Além de trazer uma proposta renovada para a área de shows, a feira terá ainda parque de diversões, exposição de bovinos Girolando e Nelore Pelagens, leilões, além de diferentes opções de gastronomia e a Fazendinha Camaru.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas