Plataforma criada por casal de BH promete passagens mais baratas para viagens aéreas

Fundada em 2013, pelo casal Patrícia Guedes e Jairo Santos, a belo-horizontina Passagens Imperdíveis começou pela vontade de viajar e pela necessidade de economizar. Viabilizar para eles, mesmo viagens de lazer com passagens baratas, era o sonho da dupla. Hoje, o que era apenas um blog, é uma plataforma que já ultrapassou a marca de 4,5 milhões de downloads do aplicativo.
O objetivo da Passagens Imperdíveis é conectar possíveis passageiros a empresas de turismo através, principalmente, de uma ferramenta que busca as melhores ofertas de passagem e emite alertas para consumidores cadastrados. A plataforma não realiza a venda e é monetizada por publicidades de parceiros.
“Eu tinha me mudado para Belo Horizonte para trabalhar e queria visitar minha família com frequência em São Paulo. Eu precisava ir de avião para otimizar o tempo, mas não tinha orçamento para isso. Foi quando o Jairo, que é programador, desenvolveu uma ferramenta para encontrarmos ofertas. Começamos a viajar bastante e amigos e parentes perguntavam o segredo. Criamos um blog para compartilhar as dicas, mas ainda não era um negócio”, relembra Patrícia Guedes.
O casal continuava em seus empregos e abastecia o blog nos intervalos do trabalho até que, em 2013, uma boa oferta fez com que o blog “furasse a bolha” dos amigos e conhecidos, atraindo uma grande quantidade de novos leitores. Assim a Passagens Imperdíveis virava um negócio fazendo com que a advogada se tornasse uma empresária. Menos de um ano depois, era a vez de Jairo passar a se dedicar integralmente ao mundo das viagens.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além das ofertas, a plataforma também compartilha outras dicas de turismo como destinos e questões relativas a passaportes e vistos, por exemplo. Entre os usuários, 85% são mulheres e a maioria está entre os 35 e 44 anos.
“Não somos uma OTA, somos parceiros delas. Somos uma espécie de “Google” das passagens. A nossa maior expertise é o método de busca próprio. Digo que os nossos clientes estão atrás de uma ótima oportunidade. Claro que muitos chegam com um destino definido, mas boa parte aceita trocar quando encontra um preço realmente bom naquele período em que tem disponibilidade. Mesmo quem costuma viajar muitas vezes por ano, busca fazer economia para poder viajar ainda mais. Existem boas oportunidades até no curto prazo, mas a dica é se planejar. É a partir de um prazo de três meses que acontecem as melhores ofertas”, ensina.
Após enfrentar o período da pandemia de Covid-19, em que o número de viagens foi drasticamente reduzido, a Passagens Imperdíveis retomou o crescimento e hoje opera com uma equipe de 15 pessoas. Em 2023, mais de 6,5 milhões de usuários acessaram o site e o perfil do Instagram conta com mais de 2,4 milhões de seguidores. A expectativa para 2024 é repetir o desempenho.
“O ano passado foi excelente, ainda na ressacada pandemia as pessoas queriam muito viajar. Este ano tem sido mais difícil, impactado pela alta dos preços das passagens e também por notícias como o escândalo da 123 Milhas, no ano passado, o pedido de recuperação judicial da Gol, nos Estados Unidos, e de um possível pedido da Azul, no Brasil, este ano. Então esperamos empatar com os resultados do ano passado e voltar a crescer em 2025”, afirma a cofundadora da Passagens Imperdíveis.
Ouça a rádio de Minas