ANP divulga metas de compras de CBios por distribuidoras para este ano

30 de março de 2021 às 15h04

img
Crédito: Jamil Bittar/Reuters

Rio de Janeiro – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou as metas para as compras de créditos de descarbonização (CBios) por distribuidoras de combustíveis em 2021, apontando que a BR Distribuidora terá o maior objetivo individual entre as empresas do setor.

As metas traçadas, que visam a compensar os combustíveis fósseis comercializados pelas distribuidoras, são muito similares aos objetivos preliminares apontados pela autarquia em dezembro.

O objetivo total de comercialização de CBios para o ano será de 24,86 milhões de títulos, segundo publicação no Diário Oficial da União na véspera.

Maior comercializadora de combustíveis do Brasil, a BR Distribuidora será responsável pela compra de 6,55 milhões de CBios neste ano, o equivalente a 26,3% do total.

Cada crédito representa uma tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser emitida.

A Ipiranga, distribuidora que pertence ao grupo Ultrapar, terá a segunda maior meta, de 4,71 milhões de títulos, ou cerca de 19% do total.

Na sequência, aparece a Raízen Combustíveis, joint venture de Shell e Cosan, que terá como objetivo a compra de mais de 4,3 milhões de CBios.

As demais metas previstas pela ANP têm menor proporção – em quarto lugar está a Alesat Combustíveis, com objetivo de 912,1 mil créditos, ou 3,7% do total.

Os CBios fazem parte do programa RenovaBio, que visa a retirar milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera e dar impulso ao setor de biocombustíveis, contribuindo com metas estabelecidas em 2015 pelo Acordo de Paris.

Os créditos são emitidos por produtores de etanol e biodiesel, e as metas projetadas para um horizonte de dez anos avançam gradualmente, ano a ano, até atingirem 90,67 milhões de títulos em 2030.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail