Parque da Gameleira vai virar centro do agro com hotel, museus e pista coberta

Espaço será batizado de Complexo Ministro Alysson Paolinelli e visa atrair investidores privados para se tornar um centro de excelência do agro mineiro
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Parque da Gameleira vai virar centro do agro com hotel, museus e pista coberta
Foto: Diário do Comércio/ Michelle Valverde

O Parque de Exposições Bolivar de Andrade, também conhecido como Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, será revitalizado e se tornará um centro do agronegócio. A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), que assumiu a gestão da unidade, encomendou o projeto ao arquiteto Gustavo Penna. A ideia é preservar as características históricas do Parque da Gameleira, mas promover melhorias estruturais e funcionais no espaço, que receberá eventos de diferentes portes e segmentos econômicos, especialmente aqueles ligados ao agronegócio. Com a revitalização, o espaço será denominado Complexo Ministro Alysson Paolinelli.

Conforme o diretor-presidente da ABCCMM, Dario Colares de Araújo Moreira, o projeto, que será executado em etapas e de forma gradual, visa atrair investidores privados, aproveitando o grande fluxo de pessoas que circulam pelo local. A apresentação oficial acontecerá durante a abertura da 43ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador , que acontece até 1º de agosto, no Parque da Gameleira.

Nosso objetivo é transformar o Parque em um centro de excelência do agronegócio mineiro. Mas também queremos valorizar o espaço para que o cidadão venha conhecer o Parque de Exposições, que terá uma abordagem cultural, de entretenimento, de gastronomia, de artesanato. Nosso objetivo é que o espaço se torne um centro de atratividade para a população de Minas Gerais. Estamos com o projeto pronto e vamos atrair investidores. O espaço recebe um alto fluxo de visitantes, somente na Nacional são cerca de 200 mil pessoas, então, é interessante para o investidor que quiser vender a marca. Com os recursos, faremos as melhorias de que o parque precisa”, explicou.

Detalhamento do projeto do novo parque

O projeto prevê a cobertura da pista de provas, duas torres de hotel, um centro de convenções com lojas, alojamento para tratadores e um prédio único para abrigar as 12 associações de criadores de cavalos que atuam no local. O plano também contempla a criação de dois museus no complexo, um voltado para a história do Parque da Gameleira e o outro para homenagear o ministro Alysson Paolinelli.

Os custos totais para a revitalização do Parque da Gameleira ainda não foram especificados, pois cada intervenção será tratada de forma individual. “A ideia é muito boa e o projeto já está criado. Naturalmente, como o parque é do governo de Minas Gerais, a gente precisa esperar o encerramento do período eleitoral para fazer as captações de recursos e implementar as melhorias”, disse.

As primeiras intervenções acontecerão na pista de provas. “A primeira parte do projeto será a cobertura da pista, que se tornará uma pista multiuso, que poderá ser usada não só para o agronegócio, mas também para eventos urbanos como feiras, por exemplo”, confirmou Colares.

Para financiar as obras, a ABCCMM buscará recursos através de emendas parlamentares e parcerias com a iniciativa privada, incluindo a venda de direitos de nome (naming rights) e publicidade.

“Os recursos virão, basicamente, de emendas parlamentares e parcerias, porque é um parque que recebe um volume de pessoas muito grande. Então, a gente vai vender o naming rights e também teremos publicidades. Todo o recurso que a gente trouxer através dessas parcerias será investido dentro do parque, nada irá para a ABCCMM”, completou o presidente.

Sobre o autor

Michelle Valverde

Repórter do Diário do Comércio desde 2009. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas