“Superabelhas” podem elevar produtividade

18 de março de 2022 às 0h30

img
Primeiras entregas de abelhas serão feitas hoje, em Varginha, aproveitando a primeira florada do ano | Crédito: Marcelo Casimiro Cavalcante/Rebipp

Ampliar a produtividade e gerar sustentabilidade econômica na apicultura. Com esses objetivos, o Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg) vai distribuir para apicultores que participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) cerca de 5 mil abelhas-rainhas com genética superior.

A estimativa – com a ação e também com o aprimoramento do manejo e cuidado na produção – é de que a produtividade aumente cerca de 30% até o final do ano, trazendo maior renda aos apicultores. 

As primeiras entregas já serão feitas hoje, em Varginha, no Sul de Minas, aproveitando a primeira florada do ano.

Segundo a analista de assistência técnica e gerencial do Sistema Faemg e coordenadora do ATeG Apicultura, Paula Lobato, através do ATeG voltado para o setor foi identificado que cerca de 95% dos produtores não tinham o hábito de trocar as rainhas, seja por desconhecimento da necessidade ou até mesmo dificuldades de encontrar um fornecedor local. A troca da rainha é considerada essencial para a boa produtividade da colmeia. 

Diante desse gargalo e visando a aumentar a produtividade dos apicultores, que, na grande maioria, são de pequeno porte e têm a apicultura como atividade secundária, foi então criado pelo Sistema Faemg o Projeto de Melhoramento Genético na Apicultura. Para atender os apicultores, um veículo foi adaptado e vai funcionar como um laboratório itinerante para a ação. Também foram identificados apiários em Minas que possuem abelhas com alto padrão genético e qualidade, que serão os fornecedores do programa.

Unidade móvel

Segundo os dados do Sistema Faemg, na unidade móvel será  feita a transferência das larvas das colônias selecionadas para as cúpulas de plástico ou de cera de abelha. O processo é considerado um dos mais difíceis da atividade, já que o manejo das larvas tem que ser realizado, preferencialmente, em ambiente com temperatura e umidade controladas para não prejudicar o desenvolvimento do animal.

Geralmente, produtores de geleia real e de rainhas possuem minilaboratórios perto de seus apiários para realizar esse manejo, mas, em um trabalho de extensão rural, a prática não é viável.

O laboratório móvel também vai viabilizar o atendimento a apicultores em regiões remotas. A unidade está equipada com bancada de trabalho, iluminação apropriada, ar condicionado e umidificador de ar, gerador, estufa e barreira sanitária com pia e lavabotas.

“O nosso objetivo é levar as abelhas-rainhas com genética superior para os produtores atendidos, cerca de 345. Com isso, pretendemos aumentar a produtividade, o que é essencial dentro da apicultura de alta performance. Serão atendidos produtores de 12 municípios, localizados no Sul de Minas, Norte e Zona da Mata. O material genético virá de apiários-modelo, que irão fornecer material de rainhas mais fortes e produtivas. As rainhas serão selecionadas conforme o clima e condições de cada região a ser atendida”, explicou. 

Capacitação

Os produtores participantes também serão capacitados quanto ao manejo necessário, preparo do apiário para receber e para a produção das rainhas.  

“Com esta iniciativa, esperamos um aumento médio da produtividade em torno de 30% ainda este ano. A distribuição começa agora em março, e os apiários já estarão com as rainhas de melhor genética na florada. A qualificação técnica e a profissionalização são importantes para que os produtores saiam da apicultura de subsistência para a alta performance, que gera lucros”, destacou Paula.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail