Nova leitura historiográfica do surgimento da Serra do Cipó

27 de maio de 2022 às 0h30

img
Serra do Cipó - Origens | Crédito: Divulgação

Serra do Cipó – Origens. Este é o título do novo livro do jornalista e escritor Sérgio Lacerda que será apresentado aos leitores no próximo sábado (28/05/22), na Livraria Da Rua. A publicação reúne ampla bibliografia de estudos clássicos e atuais de pesquisadores sobre a serra, que integra a cadeia montanhosa conhecida como Cordilheira do Espinhaço, com mais de mil quilômetros de extensão, ligando Minas Gerais ao estado da Bahia.

O autor traz informações desconhecidas por grande parte do público, fruto de um esforço de pesquisa profundo em acervos diversos sobre a Serra do Cipó com sua geografia que atrai inúmeros turistas pela beleza natural; pela riqueza, que pela fauna, flora e mananciais a Serra resguarda.

Sérgio Lacerda aprofundou na leitura de estudos de pesquisadores estrangeiros que por aqui passaram durante o período colonial no Brasil Império. Mergulhou em narrativas e dados coletados, bem como em memoriais e documentos identificados em embaixadas, arquivos públicos, além de conversas com poetas, escritores e moradores antigos da Serra, para a construção desse livro.

Sérgio Lacerda, de acordo com o jornalista e autor do prefácio do livro, Mauro Werkema, “enriquece a historiografia mineira com um abrangente e preciso estudo sobre a Serra do Cipó, em livro destinado a tornar-se fonte segura, atraente e atualizada de conhecimentos sobre a Serra e a Cordilheira do Espinhaço”. O livro “Serra do Cipó – Origens” traz, em suas 220 páginas, informações surpreendentes em narrativa leve, atrativa e polifônica, para resgatar a história de uma localidade que teria sido abrigo de grupamentos humanos no início da civilização.

O escritor mineiro Sérgio Lacerda, natural de Belo Horizonte, atuou como jornalista nas últimas décadas nos principais veículos de imprensa mineiros. É autor e editor de Conceição do Mato Dentro História Viva, em parceria com outros autores; Uma História Feita por Você, relativa ao Hospital Mário Penna de Belo Horizonte; Conexão Colômbia, o primeiro romance. Serra do Cipó – Origens foi publicado pela Sled Editora.

  • Lançamento: 28 de Maio/2022 (sábado)
  • Horário: de 11h às 14h
  • Local: Livraria Da Rua
  • Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 913 – Savassi – BH
  • Contato do autor: jornalistasergiolacerda@gmail.com 

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail