No dia 6 de novembro, sábado, a partir das 10h, cerca de 200 voluntários vão participar de uma coleta e retirada de lixo em caçambas no antigo leito da via férrea da Rede Ferroviária Federal, na divisa de Belo Horizonte e Nova Lima, no Bairro Belvedere.
Esta ação inaugura a agenda de eventos de mobilização popular em defesa da implantação de um Parque Linear na área. Será promovida pela Associação dos Amigos do Belvedere e tem o apoio da Associação dos Moradores do Belvedere, com outras associações de bairros de BH e de entidades parceiras.
PUBLICIDADE
Também haverá o plantio de árvores, inclusive, de mudas nativas da flora local – um ato simbólico do desejo de que a área seja destinada à preservação e ao uso consciente da sociedade civil.
As associações defendem a destinação da área como um importante espaço de lazer, esporte, cultura, turismo e conscientização ambiental para a população de Belo Horizonte e adjacências. Trata-se de um trecho de aproximadamente 4 km de extensão, que vai desde a entrada da antiga mina da Vale até a região do Bairro Olhos D’Água.
A área é parte da Serra do Curral e abrange a Estação Ecológica do Cercadinho e seus mananciais. É uma área de preservação ambiental sob jurisdição do Estado de Minas Gerais desde 2005.
Por isso, as associações apoiam a criação do Parque Linear, com a reativação do ramal ferroviário para um circuito até o Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho.
PUBLICIDADE
Com esse primeiro movimento de mobilização, as entidades envolvidas definirão a pauta de trabalho conjunto para garantir a preservação e a manutenção da área em prol da qualidade de vida, gerando benefícios para a população belo-horizontina e nova-limense, como, de resto, para todas as regiões alcançadas pela revitalização da linha férrea.
Serviço
Coleta de lixo e plantio de mudas
Local: Linha férrea na divisa de Belo Horizonte e Nova Lima
Ponto de encontro: Rua Rodrigo Otávio Coutinho, esquina de Rua Sebastião Fabiano Dias
Dia: 6/11, a partir das 10h
Organizadores: Associação dos Amigos do Belvedere