“Concertos para a Juventude”
Neste domingo (14), às 11h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais homenageia Tchaikovsky na última apresentação da série “Concertos para a Juventude” de 2021. No repertório, a “Suíte nº 1 de O Quebra-nozes”, a “Serenata para cordas” e a “Quarta e a Sexta Sinfonias” do músico russo, mestre dos compositores para o balé clássico. A condução é de José Soares, regente assistente da orquestra. Os “Concertos para a Juventude” são realizados aos domingos e são gratuitos. O público poderá assistir ao concerto presencialmente, na Sala Minas Gerais. A distribuição de ingressos é feita exclusivamente pela internet, no site da Filarmônica, limitada a dois ingressos por pessoa. Não haverá distribuição de ingressos no momento do concerto. A Sala Minas Gerais trabalha com ocupação de 50% da sua capacidade, podendo receber até 749 pessoas em suas apresentações. A capacidade total é de 1.493 lugares.
Visita “Sobre Leandro Erlich”
Que tal saber mais sobre o artista argentino Leandro Erlich, que tem causado admiração por suas obras inusitadas na exposição “A Tensão”? O público terá essa oportunidade na visita mediada on-line “Sobre Leandro Erlich”. A iniciativa “Com a Palavra”, do CCBB Educativo traz o arquiteto e professor Samy Lansky para conduzir a visita, em vídeo que estará disponível a partir do desta segunda-feira (15), às 10h, no site do CCBB Educativo. O acesso é gratuito. “A tensão” está em cartaz no CCBB BH. A obra do artista é estruturada no mecanismo da dúvida, do questionamento do que os nossos sentidos percebem em desacordo com o que nossa mente sabe. O espectador é posto em situações banais do cotidiano, como pegar um elevador, estar numa sala de aula, e elas passam a ganhar conotações de aventura surrealista. Samy Lansky é arquiteto, mestre e doutor em educação pela UFMG. Atualmente é professor na Escola de Arquitetura da UFMG.
Concerto “Valencianas”
PUBLICIDADE
A Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença estão de volta neste sábado (13), às 20h30, em mais uma apresentação do concerto “Valencianas”, em transmissão gratuita no canal da Orquestra no Youtube e nos canais 500 e 530 (Like), da Claro TV. Gravado em cenário paradisíaco do Rio de Janeiro, o encontro da musicalidade mineira com a arte pernambucana marca a 4ª edição do “Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions” e é também uma homenagem especial ao guitarrista Paulo Rafael, amigo e parceiro de Alceu, que esteve ao seu lado por mais de 45 anos e faleceu em agosto, deixando um grande legado para a música brasileira. O repertório revive clássicos do cancioneiro de Alceu emoldurados pela música de concerto. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, direção de cena de Paulo Rogério Lage e arranjos de Mateus Freire, se destacam músicas que fazem parte da trilha sonora da vida de muita gente como “Anunciação”, “Coração Bobo”, “La Belle de Jour” e muitos outros sucessos que integram os dois volumes do projeto aclamado pelo público e pela crítica, “Valencianas”.
Tizumba e Vander Lee
Neste sábado (13), às 20h, o cantor, compositor e multi-instrumentista Mauricio Tizumba lançará o álbum “Mauricio Tizumba canta Vander Lee”. O evento será marcado por uma live colaborativa no Instagram do artista (@mauricio_tizumba) – na qual o público e artistas que estiverem assistindo serão convidados a participarem, em estilo jam session. Amigos e compadres, Tizumba e Vander Lee foram parceiros musicais ao longo de toda a trajetória artística dos dois, desde o início de suas carreiras quando tocavam em bares de Belo Horizonte. Quando a morte levou prematuramente Vander Lee, em 2016, Tizumba assumiu como missão manter seu legado vivo. “Quanto mais o escuto, mais fico encantado por sua poesia. A minha proposta é contribuir para manter viva essa obra, que é tão bonita e tão importante para Minas Gerais. Meu irmão Vander Lee, esse grande poeta, nunca será esquecido enquanto cantarmos suas canções”, diz Tizumba.
Lançamento de livros
Mineiro de Cataguases, o poeta e ensaísta Ronaldo Werneck lança neste sábado (13), a partir das 12h, na Livraria da Rua (rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi), de uma só vez seus dois livros mais recentes em Belo Horizonte. “Cataguases Século XX/antes & depois” traça um breve panorama da história da cidade, buscando mostrar sobretudo sua evolução cultural e artística – de seus primórdios até os dias de hoje. “Momento vivo”, por sua vez, um livro de poemas já lançado no Rio de Janeiro, no Chile e em Lisboa, teve seu lançamento cancelado em Belo Horizonte no começo de 2020, em decorrência do decreto da pandemia da Covid-19. Trata-se agora de uma oportunidade única para conhecer em um único evento duas obras desse escritor que ganha cada vez mais destaque no cenário literário.