Açolab completa três anos de Brasil com incentivo à tecnologia e inovação

28 de julho de 2021 às 14h39

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Crédito: ArcelorMittal / Divulgação

Considerado o 1° hub de inovação aberta da indústria de aço no mundo, o Açolab, da empresa ArcelorMittal, completou três anos neste mês e consolida o objetivo de fomentar a  inovação para o negócio de segmento de aços longos no Brasil.

“O propósito do Açolab é cocriar soluções inovadoras que gerem valor para a empresa e para a sociedade. Ele faz isso conectando o ecossistema de inovação às oportunidades de negócios da empresa. Na prática, o Açolab funciona como um laboratório de testes, realizando Provas de Conceito, MVPs e validação em escala real das soluções que serão aplicadas nos negócios do Grupo”, explica o gerente-geral de inovação e negócios da ArcelorMittal LATAM, Rodrigo Carazolli.

Segundo Carazolli, os três primeiros anos do Açolab foram voltados para a aproximação da empresa com o ecossistema de inovação, algo que até então era realizado sem um processo estruturado que propiciasse a geração de valor com mais eficiência.

“Para se ter uma ideia, o hub de inovação está conectado a mais de 7 mil startups (cerca de 50% do total de startups brasileiras). Neste período, o Açolab desenvolveu novos processos, metodologias, conexões e estratégias de engajamento que favoreceram a realização de diversas iniciativas de inovação envolvendo startups, hubs, associações, universidades, centros de pesquisa, clientes e empregados”, detalha Carazolli.

No total, mais de R$ 50 milhões de ganhos já foram potencializados com as iniciativas apoiadas pelo Açolab, sem contar os diversos benefícios intangíveis e o fortalecimento da cultura da empresa.

“Os investimentos da ArcelorMittal em inovação, por meio do Açolab, também foram reconhecidos pelo mercado. O laboratório foi premiado como o TOP2 em Inovação Aberta, concedido pela 100 Open Startups”, conta o gerente-geral.

Dentre as atividades desenvolvidas, como explica Carazolli, estão startups, universidades, centros de pesquisa e intraempreendedores. A ArcelorMittal destaca ainda a otimização da análise de crédito; contador de barras utilizando computação visual e inteligência artificial; projetos na área de recursos humanos e outras iniciativas.

Outra aposta está no programa ArcelorMittal Sistemas e iNO.VC – laboratório do segmento de aços planos da empresa –, que tem o intuito de desenvolvimento da primeira maratona de robôs com foco em aumentar a produtividade da área de suprimentos. Foram criados 10 robôs no prazo recorde de uma semana.

“A logística reversa de embalagens – implementada em parceria com a Belgo Bekaert -, gerou bons resultados para evitar o desperdício de materiais, reduzindo custos e contribuindo para o meio ambiente; no DNA Inovador – com o envolvimento de mais de 400 empregados -, foram analisadas mais de 150 ideias, sendo 9 escolhidas para testes conduzidos durante nove meses, com a participação de squads formados por empregados da ArcelorMittal de diversas áreas”, detalha algumas iniciativas Carazolli.

O gerente-geral ainda conta sobre outros projetos como:

  • O Desafio Temático – com o envolvimento de quase 200 empregados, estagiários e terceiros -, em que o foco é melhorar a experiência dos empregados. A inovação no processo de escolha dos melhores projetos, por meio de votação de mais de 1400 empregados, em que 5 foram escolhidos e agora estão em fase de análise de viabilidade técnica/ financeira. Entre os escolhidos, temos, por exemplo, um projeto que irá otimizar a entrada de pessoas nas unidades industriais em todo o Brasil;
  • A criação dos Embaixadores da Inovação – uma rede de mais de 70 empregados voluntários e entusiastas que trabalham para aproximar as áreas da empresa da inovação, tanto levando conhecimentos adquiridos com o apoio do Açolab, quanto captando novas oportunidades que possam ser trabalhadas com o apoio do lab.

Para o futuro, Carazolli esclarece que o Açolab está aumentando o foco para o desenvolvimento de novos modelos de negócios inovadores em parceria com startups, universidades e outras empresas.

“A criação do fundo de investimento em startups, Açolab Ventures, no valor de R$110 milhões, no mês de maio deste ano é um passo importante nesse sentido. O Corporate Capital Ventures (CVC) é um fundo de gestão para acelerar startups e o seu ecossistema. O fundo investirá em 10 a 15 startups nos próximos quatro anos, visando ganho estratégico relevante para a ArcelorMittal. O objetivo é aplicar o conceito smart money, no qual a empresa fará não somente o aporte financeiro, mas, principalmente, contribuirá com as suas expertises, estrutura, conhecimento, relacionamento de mercado, além do portfólio de produtos, para que as startups investidas tenham sucesso”, detalha.

Ainda de acordo com Carazolli, o fundo buscará startups que compartilhem da mesma visão de futuro da ArcelorMittal, e que tenham solução validada e desenvolvam novos negócios, produtos e serviços ou incorporem novas tecnologias para aumentar a competitividade.

“As startups são das seguintes áreas: soluções para aumento da produtividade da construção civil, melhoria da experiência do cliente, novas aplicações envolvendo aço, soluções para redução do custo de produção e aumento da produtividade, inovações relacionadas a matérias-primas, canais de venda, logística, produtos alternativos ao aço e à eficiência ambiental, incluindo o carbono zero. O Açolab será uma referência para atrair startups potenciais para o fundo, além de dar todo o apoio, mentoria e acompanhamento das startups selecionadas”, explica.

Além disso, o laboratório de inovação vai realizar chamadas específicas para apoiar a meta de neutralidade nas emissões de carbono da ArcelorMittal (redução de 10% até 2030) e convidar mais áreas para participarem dos Pitch Days mensais, com o propósito de conectá-las ao ecossistema de inovação, provocar reflexões e capturar novas oportunidades.

Carazolli salienta que o Açolab potencializa parcerias com centros de pesquisa e desenvolvimento, como as estabelecidas com o Senai/ Fiemg para a criação do Centro de Inovação ArcelorMittal para a Indústria (Ciami); a Universidade de São Paulo, com a Cátedra Construindo o Amanhã e a participação no Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) e o CTNano, centro de pesquisa voltado para o desenvolvimento de aplicações envolvendo grafeno e nanotecnologia.

“Todas as iniciativas estão voltadas para fortalecer mais ainda a liderança da empresa na indústria e construção civil e o desenvolvimento de inovações disruptivas. Alinhado à proposta do ecossistema de inovação aberta, o hub compartilha conceitos, resultados e ideias com o ecossistema e estende o uso de toda essa infraestrutura, competências e conexões aos clientes, parceiros e fornecedores da ArcelorMittal”, finaliza.

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