Bebidas mistas têm grande expectativa de vendas no Carnaval

A estimativa é que o crescimento seja superior ao do consumo de cerveja

1 de fevereiro de 2024 às 5h01

img
Segundo o SindBebidas, nova preferência do consumidor é por líquidos que misturem diferentes sabores com o álcool Crédito: Bernardo Silva/Mascate Runeria/Divulgação

A chegada do Carnaval anima a indústria de bebidas do Estado. O Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas-MG) estima um crescimento de até 30% no consumo de cerveja. A maior expectativa do setor está concentrada nas bebidas alcoólicas mistas, em que é esperado um crescimento de 50% nas vendas. Trata-se de uma nova preferência do consumidor por líquidos que misturem diferentes sabores com o álcool.

“Bebidas com graduação alcoólica menor, saborizadas, são uma nova tendência que explodiu no mundo e acaba chegando ao Brasil também”, conta superintende do SindBebidas MG, Cristiano Lamego, para explicar a nova tendência que ele espera confirmar no Carnaval.

As bebidas com menor teor de álcool é uma iniciativa da indústria em relação à base do seu mercado consumidor. De acordo com ele, uma bebida mais leve passa a ter novos consumidores adeptos a experimentá-la. Assim, quanto menor a graduação alcoólica, maior a base de consumo. “Especificamente em eventos sazonais como Carnaval, há uma explosão de bebidas saborizadas com menor teor alcóolico, que possibilita um volume maior de escala de consumo”, afirma Lamego.

Embalagens facilitam comércio de bebidas mistas no Carnaval

O superintendente do sindicato aponta outra vantagem para as bebidas mistas no Carnaval. A facilidade de comercialização pelas suas embalagens, geralmente em lata ou garrafas de plástico.

A vantagem se aplica especialmente para o Carnaval da Capital, onde há proibição de comercializar bebidas em garrafa convencional ou de forma fracionada, a granel. “Obviamente que a questão da logística é crucial, porque em BH, por exemplo, acaba favorecendo quem tem a cerveja, ou a bebida alcóolica mista enlatada, ou em garrafa de plástico”, destaca Lamego.

Bebidas valorizam cultura local

Em festas populares como o Carnaval, consideradas pelo setor como uma “explosão de consumo”, as bebidas alcoólicas mistas têm uma contribuição que vai além do maior desempenho em vendas. Com suas misturas, cores e sabores, elas possibilitam também a valorização de produtos e produtores locais durante a festa momesca.

“É você se voltar para a economia criativa, da sua cultura, e as bebidas acabam refletindo isso também. Normalmente o pequeno produtor é quem consegue uma característica muito local mesmo, colocar esses sabores locais nos produtos”, finaliza Cristiano Lamego.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail