Capitólio terá o maior complexo de parques temáticos de Minas

Grupo Cataguá vai investir R$ 350 milhões no empreendimento turístico em terreno de 130 hectares

2 de agosto de 2022 às 0h30

img
O projeto do Tuná Parque Aquático prevê a instalação de três piscinas de ondas, o Bar Aquático, o Rio Lento e um conjunto de toboáguas radicais | Crédito: Empreendimento Cataguá

O município de Capitólio, situado no Sul de Minas, receberá um investimento de R$ 350 milhões na implantação do maior complexo de parques temáticos do Estado. A implantação do empreendimento deve ser realizada em 48 meses. 

O anúncio foi realizado pelos empresários Jorge Abukater e João Victor Queiroz Karan, que estão entre os principais fomentadores de turismo na região. 

“Queremos trazer para a cidade o mesmo vigor turístico que ela sempre teve, porém, agora, com uma projeção ainda maior e mais atrativa”, enfatiza Jorge Abukater. Segundo ele, um terreno de aproximadamente 130 hectares pode contar com o Tuná Parque Aquático, empreendimento turístico do grupo Cataguá, que terá como estrutura um resort 5 estrelas, além de três parques temáticos, sendo o maior complexo do gênero em território mineiro.

Previsto para ser erguido no quilômetro 312, da rodovia MG-050, o complexo pretende estrategicamente atender um potencial público de três das mais importantes metrópoles brasileiras, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. “Para tamanha relevância, e expectativa de atender um grande público, com a construção dos parques e do resort, teremos 84% de área construída, e pretendemos ainda preservar cerca de 80% de área verde dentro do empreendimento, características singulares da região, que são ricas em biodiversidade”.

Complexo turístico ganhará também um mirante com vista panorâmica para os canyons | Crédito: Arquivo DC

Emprego e otimismo nas margens do ‘Mar de Minas’

Para um período de três anos de obras, os empresários projetam o fomento de 3.640 vagas ao mercado, sendo 910 postos de trabalhos destinados de forma totalmente direta, assim como 2.730 oportunidades de emprego para profissionais que deverão prestar serviços indiretamente aos empreendimentos.

João Victor Queiroz, que soma esforços junto a Abukater com o objetivo de levar o empreendimento para a cidade, explica que o investimento só tem a agregar para a região do Lago de Furnas. “Capitólio está numa região riquíssima ambientalmente, e sendo uma importante fomentadora turística não só de Minas, mas de todo o País. As belezas que cercam a cidade falam por si só o valor de sua importância natural para o bioma. Com a chegada do Cataguá, a projeção turística será bem maior dentro da rota nacional”, enaltece.

Patamar de parques internacionais

Para Abukater, a proposta inicialmente é consolidar Capitólio de volta à rota turística nacional, com uma proposta que concilia simultaneamente lazer e natureza. A cidade tem enfrentado o desafio de atrair público primeiramente por conta da pandemia, e depois após a tragédia nos canyons.

Segundo Abukater, o Tuná Parque Aquático terá a Praia do Tuná com três piscinas de ondas, o bar aquático, rio lento, além do Tuná Race, espécie de um conjunto de toboáguas radicais similares aos que estão instalados na Disney e no Universal Park. Juntos, a estrutura 150 m² pode chegar a 2 milhões de litros de água, sendo uma das maiores do País.

O grupo Cataguá prevê ainda um mirante com vista panorâmica para os canyons, cuja altura será de 80 metros, e uma ponte com 110 metros de extensão, com dois acessos às águas do Parque Mirante dos Canyons. O atrativo integra um roteiro dividido em náutico, lazer e esportes radicais.

Otimismo  

Para o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva, empreendimentos como estes trazem de volta ao município um otimismo não somente para o setor do turismo, mas para todos os setores da cidade. “Esse investimento fomentará ainda mais o turismo de nossa cidade, gerando mais empregos e incentivando outros investimentos. Com certeza toda cidade cresce e ganha com esse grande empreendimento. Abrindo oportunidade para abertura de mais serviços, na área de hospedagem, alimentação e passeios”.

O executivo ressalta que, para atração de investimentos em turismo na cidade, a Prefeitura tem buscado junto apoio de entidades, e tem realizado eventos para preparar empresários e profissionais do setor. “Estamos contando com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) para a realização de cursos e seminários, assim como para a realização de eventos esportivos, culturais, artísticos com fins de atrair o turista para a nossa região”, contextualiza sobre os estímulos e preparação da cidade para o novo momento.

“Cada detalhe do que será feito é pensado para oferecer a melhor experiência para quem busca por lazer e muita diversão. Queremos que o empreendimento seja um destino de onde as famílias sintam algo especial, que seja divertido e proporcione boas recordações de dias felizes”, conclui Queiroz.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail