Carnaval: comércio de BH poderá vender bebidas e garantir acesso a sanitários para foliões

Pelo segundo ano, varejo poderá atuar como ponto de apoio durante a folia; inscrições vão até o dia 8 de fevereiro

5 de fevereiro de 2024 às 12h06

img
Crédito: Samuel Mendes

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) conseguiu autorização, junto à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), para que estabelecimentos de qualquer natureza e regularmente estabelecidos na Capital possam vender produtos e garantir o acesso a sanitários no Carnaval, desde que cadastrados no site da PBH.

O comércio varejista atuará, pelo segundo ano, como um ponto de apoio à festividade, de 9 a 17 de fevereiro, com permissão para disponibilizar sanitários gratuitamente ou mediante cobrança, e vender água e bebidas industrializadas, não fracionadas, em embalagens PET ou em lata.

A iniciativa poderá ampliar os lucros dos comerciantes belo-horizontinos que se inscreverem, além de ajudar a movimentar a economia da capital.

“Será uma oportunidade para que comerciantes que não atuam diretamente com itens ligados ao Carnaval também possam aumentar as vendas com a grande movimentação de público e renda na cidade. No Carnaval de 2023, esta ação foi realizada pela primeira vez e o saldo foi bastante positivo, tanto para lojistas quanto para o público, que contou com apoio de sanitários”, diz o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

A PBH vê a possibilidade como forma de auxiliar a limpeza da cidade e dar mais conforto aos participantes dos blocos, além de gerar mais pontos com produtos para os foliões. Para participar, os lojistas podem se inscrever pelo Portal de Serviços.

A inscrição, que começa nesta terça-feira (6), contemplará os estabelecimentos que possuem Alvará de Localização e Funcionamento (ALF) válidos, localizados nas proximidades onde serão realizados desfiles dos blocos de rua ou até uma distância de 500 metros de onde ocorrem os desfiles. As inscrições vão até as 16 horas de 8 de fevereiro.

 Veja o passo a passo para inscrição:

  • Localize o serviço “Credenciamento de Pontos Comerciais de Apoio ao Carnaval de Rua” .
  • Clique em “Solicitar”.
  • Efetue a autenticação no login único gov.br para acessar o serviço. 
  • Informe o CNPJ e o número de ALF válido e o endereço do estabelecimento que funcionará como ponto de apoio.

Após enviar a solicitação, o sistema irá disponibilizar automaticamente o número do protocolo por e-mail para o requerente. O acompanhamento do pedido pode ser feito ao clicar no botão “Acompanhe sua Solicitação”.

*Estagiária sob supervisão da edição

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail