Crédito: Divulgação

Aproximadamente R$ 50 milhões serão investidos pela empresa espanhola District Developers na implantação de sua fábrica de LED em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A companhia assinou nesta semana o termo de compromisso com a prefeitura da cidade. A expectativa é de que 100 empregos diretos sejam gerados.

O empreendimento conta com parceiros como HG – International Business Group, Smart Planet e Innova Energy.

Segundo o diretor da marca, Victor Otero, a intenção é que o novo negócio seja a entrada definitiva no País para a distribuição também na América Latina.

“A escolha pela cidade se deu por causa de fatores como a sua posição geográfica e o sistema logístico”, relata ele, que destaca também que a estrutura da planta deverá ser iniciada o mais breve possível.

O diretor presidente da HG – International Business Group, Leonardo Monteiro, ressalta que o tipo de LED produzido pela District Developers é superior ao que existe no mercado internacional. Além disso, a empresa ainda opera em outras frentes que, posteriormente, também poderão ser trabalhadas na cidade mineira.

“Eles são líderes, ainda, na parte fotovoltaica, com uma tecnologia muito moderna, com um grau de eficiência acima da média do mercado”, frisa Monteiro.

Dessa forma, em um segundo momento, lembra o profissional, a companhia poderá investir em uma indústria de placas solares em Minas Gerais. Além disso, futuramente deverão surgir investimentos em usinas de resíduos e em um gasoduto.

Ganhos – O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, José Renato Gomes, ressalta que a cidade está cada vez mais receptiva a novos investimentos. “Nós trabalhos bastante na base, com uma legislação municipal atrativa”, diz ele.

Entre os incentivos promovidos pelo município nesse sentido estão a doação de áreas nos distritos industriais, isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por um período de até 10 anos.

Além disso, a proximidade da cidade com outras de grande porte também tem sido um dos fatores decisivos para os investimentos, lembra o profissional. “Estamos próximos a Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo, Brasília”, frisa.

Novos investimentos – O secretário afirma que o empreendimento é uma indústria-âncora. “Com certeza, vai criar uma cadeia produtiva em volta dela muito importante”, avalia.

A instalação da companhia, segundo Gomes, também será uma referência para outras empresas do segmento que quiserem se estabelecer no País.

“A gente está colhendo muitos investimentos com todo esse trabalho, mesmo em um momento difícil da economia”, destaca.

Novos ares – O prefeito da cidade, Paulo Piau, ressalta, ainda, a importância de a District Developers ser uma indústria nova, fugindo do padrão do agronegócio, que é o forte do município.

“A gente busca uma nova linha de indústrias”, salienta. “O fato de a empresa vir para Uberaba é motivo de muita honra. Estamos recebendo-a com bastante alegria e toda disposição. Uberaba tem mostrado agilidade, mais celeridade aos processos, simplificando a vida do empreendedor”, destaca ele.