Expectativa de contratação sobe 11 pontos no Estado

17 de setembro de 2019 às 0h18

img
Crédito: Charles Silva Duarte

O cenário mais otimista em relação à recuperação da economia nacional tem contribuído para uma melhor expectativa dos empresários com relação à intenção de fazer novas contratações de funcionários.

De acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup, os empregadores de Minas Gerais apresentaram uma Expectativa Líquida de Emprego 18% maior para o quatro trimestre de 2019, um crescimento de 11 pontos percentuais em comparação com a expectativa de contratação registrada em igual período de 2018.

Conforme a pesquisa de expectativa de emprego, o resultado verificado em Minas Gerais representa também um crescimento de cinco pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre.

De acordo com o CEO do ManpowerGroup, Nilson Pereira, a alta de 18% na expectativa de contratação de mão de obra para o último trimestre do ano foi a melhor registrada desde o terceiro trimestre de 2014, quando a expectativa era de uma alta de 19%. O índice também está melhor que a média nacional, que ficou em 9% e se manteve estável em relação aos trimestres anteriores. O índice nacional apresentou uma melhora de 2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, quando estava em 7%.

“Das cinco regiões pesquisadas no Brasil, Minas Gerais é o estado que apresentou resultados mais favoráveis. Os empresários estão dizendo que têm expectativa de contratação para o quarto trimestre. É importante ressaltar que é uma expectativa. A pesquisa visa ajudar as empresas a montar as estratégias de contratação”, explicou.

Setores – Ainda segundo Pereira, no levantamento nacional, os setores que mais pretendem contratar são a construção civil e agricultura, pesca e mineração. Assim como no País, estes também são os setores mais importantes do Estado e a expectativa é de que eles puxem as contratações ao longo do quarto trimestre.

“Em relação a Minas Gerais, o setor de construção é o que mais cresceu, e possivelmente, é o setor que está puxando para cima a intenção dos empresários em contratar nos próximos meses. Ainda em relação ao Estado, a valorização observada nos preços das commodities, como o minério de ferro, e nas exportações, também contribui. A mineração acaba sendo um setor que atrai investimentos e perspectivas. Quando se está em uma fase de recuperação econômica, as grandes empresas que iniciam o ciclo de contratação”, explicou.

De acordo com a pesquisa, as intenções de contratação mais fortes, na média do País, foram registradas no setor de construção, com uma Expectativa Líquida de Emprego de 12%.

Um aumento significativo nas contratações também está previsto no setor de Agricultura, Pesca e Mineração e no setor de Finanças, Seguros e Imobiliário, ambos com expectativa de aumento de 11%.

Oportunidades de contratação são esperadas também nos setores de Serviços e de Comércio Atacadista e Varejista, com variação positiva de 10%. Por outro lado, os empregadores no setor industrial estimam o mercado de trabalho mais fraco, com uma expectativa de alta de 8%.

De acordo com Pereira, vários fatores têm contribuído para uma melhor expectativa em relação a futuras contratações, entre elas estão a expectativa de aprovação da reforma da Previdência, o que pode destravar as demais reformas como a tributária e uma segunda reforma trabalhista, o que, segundo Pereira, traz uma perspectiva melhor para o cenário econômico.

“A pauta econômica tem sido trabalhada com um esforço para que as medidas favoreçam a geração de empregos. Existe uma expectativa muito grande para a retomada dos empregos, mas os empresários estão aguardando a reação da economia nacional”, explicou.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail