Indústrias mineiras têm segundo melhor desempenho do País

9 de julho de 2021 às 0h25

img
Crédito: Leo Lara

A indústria mineira está recuperando o potencial perdido em função das medidas de isolamento social adotadas desde o início da pandemia em 2020. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que pesquisou a performance do segmento industrial em 13 dos 27 estados da Federação. Em maio em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor industrial cresceu 32,3% em Minas Gerais.

A coordenadora do Departamento de Pesquisas Econômicas do IBGE, Cláudia Pinelli, também informou que a tendência de alta também pode ser observada comparando-se a variação de desempenho na comparação com o mês anterior. “A pesquisa revelou que as indústrias mineiras se recuperaram do pequeno recuo de 0,9% sofrido no último mês de abril, crescendo 4,6% em maio”, afirmou.

O setor industrial de Minas ficou em segundo lugar de crescimento na comparação de maio e abril entre os estados, perdendo apenas para  Goiás, que registrou um aumento de 4, 8% neste mesmo período. “A abertura do comércio e o avanço da vacinação são os principais fatores que explicam o crescimento e a recuperação do setor industrial mineiro”, afirmou Cláudia Pinelli. 

O setor automotivo mineiro, no entanto, foi o que apresentou maior crescimento em maio em relação a igual intervalo de 2020, avançando 389,7%. O segundo segmento que contabilizou maior índice de desenvolvimento foi o relacionado à fabricação de máquinas e equipamentos que cresceu 107, 4% em relação ao mesmo período do ano passado. 

“A comparação com o mês de maio de 2020 é o que chamamos de uma base ruim. Neste período, muitas indústrias ficaram fechadas por causa das medidas de prevenção à Covid-19”, explicou. 

A valorização do minério de ferro no mercado internacional também ajudou a alavancar o crescimento da indústria mineira. Mas não colocou este setor entre os de maior expansão comparação entre maio e o mesmo mês de 2020. “O setor metalúrgico e o siderúrgico ainda estão se recuperando. Ficaram alguns meses em queda. Tivemos indicadores negativos no mês passado”, explicou.

Recuos – Entre os segmentos industriais mineiros que registram uma variação negativa entre maio de 2021 e maio de 2020, conforme Cláudia, estão o setor metalúrgico e os segmentos que se dedicam à produção de coque e produtos derivados do petróleo, dependendo de insumos como gasolina, óleo diesel e biocombustível. 

“Esta é uma das explicações para que o segmento industrial mineiro ainda não tenha retomado o crescimento pré-pandemia. Outras indústrias que sofreram retração neste período foram as de fabricação de produtos químicos que registrou queda de 18,1% e a de produtos alimentícios que tiveram recuo de 2,7%”, informou.

Ainda conforme Cláudia, embora a produção e venda de produtos químicos, principalmente os relativos à limpeza de casa, tenham crescido no início da pandemia, esta tendência não se manteve este ano. “Já a queda da produção alimentícia no estado, que recuou 2, 7% ,está relacionada à perda de poder aquisitivo da população, pressionada pela inflação dos preços dos alimentos”, afirmou.

A crise sanitária enfrentada pelo Amazonas, que sofreu com a falta de oxigênio no início de 2021, e as paralisações promovidas neste estado em 2020, justificam, conforme Cláudia Pinelli, a liderança da indústria amazonense em relação ao crescimento geral da indústria nacional. 

Entre maio de 2020 e maio de 2021, em geral, a indústria brasileira cresceu 24%; mas o Estado do Amazonas contabilizou o maior crescimento entre todas as unidades federativas pesquisadas pelo IBGE, registrando alta de 98,2%. A segunda indústria com melhor desempenho foi a do Ceará.

Fiat alavanca segmento automotivo

O presidente do Sindicato das Indústrias de Autopeças de Minas Gerais (Sindipeças-MG), Fabio Alexandre Sacioto, acredita que o fato de o setor automotivo mineiro liderar a produção industrial, de acordo com pesquisa do IBGE, atingindo 389,7% de crescimento entre maio de 2020 e maio de 2021 é justificado por dois fatores. O primeiro foi a paralisação do segmento ocorrida em maio do ano passado. E o segundo é liderança da Fiat nas vendas desse segmento em todo o Brasil.

“A Fiat foi a líder na venda de automóveis e de picapes, no último mês de maio deste ano. As vendas desta marca corresponderam a 23% do mercado nacional. Foram vendidos 40.489 veículos neste último mês de maio pela Fiat”, afirmou

Integrante da Câmara Automotiva da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Sacioto lembra que a comparação entre maio de 2021 e maio de 2020 não pode ser considerada uma boa base de pesquisa. 

“As indústrias automotivas mineiras, por causa da pandemia, paralisaram suas atividades em maio de 2020. Só puderam retomar a produção no dia 18 de maio do ano passado. Como este ano, este segmento pôde trabalhar o mês todo, só aí, já teríamos um crescimento de 100%, avaliou. 

Ainda conforme o presidente do Sindipeças em Minas, a alta nas vendas das indústrias automotivas no estado já pode ser observada também na Iveco. Outro motivo para a expansão do setor automotivo é o fato de que indústrias concorrentes como a GM, localizada no Rio Grande do Sul, estarem com a produção paralisada em função da falta de matéria-prima. “A GM só deve voltar a produzir em agosto Está parada desde abril”, informou.

Otimismo – Embora otimistas com programas como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) lançado pelo governo federal e o “Recomeça Minas” lançado pelo governo estadual que, na opinião de Sacioto, devem aquecer a economia, alguns fatores imprimem cautela às expectativas do avanço do segmento.  “Além da alta da inflação que reduz o poder de compra dos consumidores, ainda há a falta de peças que está ocorrendo no mundo inteiro”, avaliou.

Por outro lado, ainda conforme Sacioto, o fato de muitos consumidores estarem esperando a melhoria da economia para trocar os automóveis antigos por novos, gera boas expectativas para o setor. “Acreditamos que exista uma demanda reprimida nas vendas. Com a melhoria da economia, as vendas devem crescer muito”, afirmou.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail