Mercado de arquitetura cresce em Minas

3 de setembro de 2019 às 0h13

img
Crédito: Pixabay

Confirmando a retomada do setor, Minas Gerais registrou mais de 73 mil atividades de arquitetura e urbanismo em 2018, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Esse é o segundo ano consecutivo de crescimento após uma queda de 8% dos serviços em 2016.

O mercado estadual segue a tendência nacional que registrou elevação de 5,4%, conforme os dados do Anuário de Arquitetura e Urbanismo de 2019, publicado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Os projetos arquitetônicos e execuções de obras são as principais atividades dos arquitetos e urbanistas, sendo que, ao todo, 64.169 trabalhos de projetos e execuções foram concluídos, representando cerca de 90% das atividades do setor, com destaque para o crescimento de 2% de projetos.

Outros dois campos de trabalho que também estão se destacando são os projetos de Engenharia de Segurança do Trabalho (37% de alta em 2018) e os projetos de Meio Ambiente (29% de alta). Apesar de somarem poucas atividades, quando comparadas ao total de trabalhos realizados em Minas, são mercados em franca expansão para arquitetos e urbanistas.

O sócio-proprietário da Arqsol Arquitetura e Tecnologia, Tião Lopes, explica que o crescimento registrado em 2018 demonstra a melhoria no setor. “Acreditamos em um aumento significativo para os próximos anos. O cenário econômico apresenta juros um pouco mais baixos, inflação dentro da meta e uma mudança do crédito imobiliário pela Caixa Econômica Federal, alavancando as atividades”, afirma.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail