Precisa pagar uma conta no banco durante o Carnaval? Saiba o que fazer

O cliente pode acessar sua conta-corrente ou poupança por meio de aplicativos de celular do banco e pelo internet banking para realizar a maioria dos serviços

12 de fevereiro de 2024 às 5h01

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Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

São Paulo – Já é de praxe. Agências bancárias de todo o Brasil não atendem presencialmente no Carnaval. Então, nesta segunda (12) e terça-feira (13) não será possível realizar operações presenciais no seu banco. O funcionamento será retomado na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h, com encerramento previsto no horário normal de fechamento, conforme a localidade.

A exceção são agências cujo fechamento ocorre antes das 15h. Neste caso, o expediente começará antes para garantir o mínimo de três horas de atendimento ao público. Os caixas eletrônicos e os serviços on-line estarão disponíveis normalmente, mesmo sem expediente presencial no Carnaval.

Assim, o pagamento de contas de água, luz e telefone que tenham o vencimento durante o Carnaval poderá ser feito no próximo dia útil, na Quarta-Feira de Cinzas (14). A prorrogação também vale para carnês.

Geralmente, os boletos vêm com vencimentos ajustados aos dias em que os bancos não funcionam, para evitar encargos pelo atraso da quitação. Em caso de dúvida sobre o prazo de pagamento, o cliente deve ligar para o atendimento da empresa que emitiu o boleto e confirmar ou negociar a melhor data.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também recomenda a antecipação do pagamento das contas e, caso o título possua código de barras, é possível fazer agendamento nos caixas eletrônicos e outros canais de atendimento disponibilizados pelos bancos.

Serviços que você pode acessar de forma on-line, sem ir ao banco, durante o Carnaval

O cliente pode acessar sua conta-corrente ou poupança por meio de aplicativos de celular do banco e pelo internet banking para realizar a maioria dos serviços.

Confira a lista de alguns deles:

  • Pagamento de contas;
  • Consulta de saldos e extratos;
  • Transferências financeiras;
  • Agendamento de pagamentos;
  • Pix: criação de chaves, pagamentos de contas, compras e extrato;
  • Contratação de serviços e empréstimos;
  • Informe de rendimentos do Imposto de Renda 2023;
  • Cartões: solicitação e consulta de fatura do cartão de crédito;
  • Limite de crédito;
  • Crédito imobiliário;
  • Comprovantes de transações bancárias

Confira o telefone do seu banco

  • Banco do Brasil: 0800-7290722
  • Santander: 0800-7627777
  • Caixa Econômica Federal: 0800-7260101
  • Banco Bradesco: 0800-7048383
  • Itaú Unibanco: 0800-7280728
  • Banco Safra: 0800-7725755

Entenda como funciona o pagamento de contas em feriados e pontos facultativos, como o Carnaval

  • Os clientes devem quitar suas contas bancárias de acordo com as datas contratuais ou regras legais;
  • Por lei, contas de consumo têm a data prorrogada para o próximo dia útil, sem cobrança de encargos;
  • Já alguns tributos têm a data adiantada, como é o caso da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para algumas categorias de segurados;
  • É preciso ficar atento ao dia do vencimento de cada conta ou imposto;
  • Quando não há funcionamento bancário, a rede bancária deve oferecer canais para pagamentos alternativos, como pela internet;
  • Em caso de dúvida, o Procon-SP recomenda que o cliente entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa ou do banco para obter informações sobre o pagamento das contas.

Agências do INSS também estarão fechadas no Carnaval

Assim como os bancos, o INSS também vai manter as agências fechadas no Carnaval. Não haverá atendimento presencial nesta segunda-feira (12) e na terça-feira (13). O funcionamento será igualmente retomado na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 14h.

O horário de funcionamento da Central Telefônica 135 também será alterado. Hoje e amanhã, o cidadão conseguirá atendimento humano das 7h às 18h. No restante do dia, haverá atendimento por robô. Na quarta, o serviço volta ao horário normal, das 7h às 22h.

Segundo o instituto, no atendimento telefônico eletrônico é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário de agendamento dos atendimentos e ter dados sobre o pagamento do benefício.

Para quem precisa solicitar benefícios como aposentadoria, pensão ou auxílio-doença, é possível utilizar o aplicativo ou site Meu INSS. Nele, o segurado tem acesso a mais de cem serviços e pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências “que a entrega de documentos complementares solicitados pelo instituto” e agendar atendimento presencial. (Patrick Fuentes)

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