Prefeitura reduz restrições para os bares, restaurantes e eventos em BH

28 de julho de 2021 às 0h25

img
Bares e restaurantes poderão funcionar até às 23h na capital mineira a partir de amanhã | Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

O secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e a secretária Municipal de Política Urbana, Maria Caldas, anunciaram que amanhã será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto que irá flexibilizar o horário de funcionamento de bares, restaurantes, lojas de conveniência, ampliando também o número de participantes em eventos como shows promovidos na Capital. Além disso, os estádios voltarão a receber público. 

Segundo Machado, os índices de ocupação de UTIs estão em 57,9% e os de enfermarias estão em 46,5% “O número de contágios e de pessoas internadas está caindo. Tenho certeza de que a vacinação está cumprindo o seu papel”, afirmou

Embora o presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes (Sindibares), Paulo César Pedrosa, que se reuniu na semana passada com o prefeito Alexandre Kalil, tenha anunciado que a expansão dos horários de funcionamentos destes estabelecimentos de 22h para 23h ocorreriam na semana que vem, o decreto que irá regulamentar essa ampliação será publicado amanhã, conforme a secretária municipal de Políticas Públicas Maria Caldas. 

Centros de conveniência

Além da expansão do horário de funcionamento dos bares e restaurantes, o decreto também irá permitir a expansão dos dias e horários de funcionamento dos centros de conveniência que só estavam funcionando de segunda a sábado  até às 22h, também poderão abrir aos domingos até este mesmo horário.

Shows

A Prefeitura de Belo Horizonte, que já havia liberado a realização de eventos com até 600 pessoas na Capital, por meio do decreto, decidiu flexibilizar ainda mais as regras para a promoção de eventos.  

De acordo com Maria Caldas, os shows em que o público for utilizar  assentos fixos sem a venda de alimentos e bebidas poderá ter mais que as 600 pessoas inicialmente previstas. “O decreto permite que neste caso, o público possa chegar a 800 pessoas”, afirmou. 

A mesma regra valerá para os eventos corporativos que também poderão ter público de até 800 pessoas. Já os shows em que ocorrer a venda de bebidas e comidas terão público máximo limitado a 600 pessoas. Antes o público máximo era de 400 pessoas

“É muito importante que todos usem máscaras e obedeçam ao que estiver estabelecido em decreto para a realização desses shows e eventos para que possamos ter sucesso nos eventos teste e continuar”, afirmou Maria Caldas.

Desânimo

A possibilidade de contar com um público maior não animou o presidente da Associação Mineira de  Eventos  e Entretenimento (AMEE), Rodrigo Marques. Ele disse que mesmo quando a PBH ampliou para 600 participantes o número máximo de público, 90% dos empresários do setor não conseguiram voltar a exercer suas atividades.

“Essa exigência de assentos fixos atrapalha o negócio. Se as pessoas estiverem vacinadas e apresentarem o teste negativo, por que não podemos ter, por exemplo, pistas de danças?” 

Segundo Marques, com a pandemia, pelo menos 50 mil empregos  foram extintos no setor. Ele acredita que os protocolos são muito rígidos. “Se os protocolos não forem simplificados vamos continuar sem trabalhar”, afirmou

Torcedores voltarão aos estádios

A partir de amanhã, a Prefeitura também irá liberar a volta do público aos estádios de futebol. As regras segundo o  secretário municipal de Saúde,  são  as seguintes. Os estádios poderão ter no máximo  30% do público, não será permitida a venda de bebidas alcoólicas,  as vendas dos ingressos só ocorrerão pela internet e os torcedores deverão informar nome e  telefone quando comprarem o ingresso.

“Esse tipo de informação, segundo o secretário, vai permitir que consigamos detectar entre os torcedores quem está ou não doente. Faz parte de nosso protocolo de monitoramento. Além disso, só vai entrar quem apresentar o ingresso e o exame PCR ou teste rápido negativo para Covid-19”.

O secretário de Saúde também lembrou que falsificar exames é crime e quem for flagrado cometendo essa irregularidade sofrerá as punições previstas em lei” Mas segundo o secretário, caberá aos policiais militares, à guarda municipal e à Anvisa fiscalizar este  tipo de infração.

Ele também informou que a PBH não vai oferecer transporte público para os jogos. E desaconselhou a presença de grávidas nas competições. “Estamos recomendando que os clubes aconselhem seus torcedores a chegar cedo e a entrarem cedo nos estádios. Não vamos permitir aglomerações”, afirmou

DELTA

O secretário municipal de Saúde também confirmou que a Prefeitura detectou dois adolescentes, vindos de Londres, contaminados com a cepa Delta, considerada por ele como mais contagiosa que as demais. Conforme o secretário, a descoberta dessa espécie de coronavírus não está colocando em risco a população, uma vez que os dois adolescentes e sua mãe, que testou negativo para Covid-19, estão em quarentena e apresentam sintomas leves.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail