Sul de Minas poderá ganhar fábrica da LG

Nova planta é disputada com municípios de Santa Catarina e Paraná

27 de junho de 2023 às 8h09

img
Empresa, que foi fundada em 1958, tem mais de 142 subsidiárias locais em todo o mundo | Crédito: Leonidas / stock.adobe.com

A LG estuda a construção de sua fábrica de linha branca no Sul de Minas Gerais. Poços de Caldas, Pouso Alegre e Extrema estão no páreo, ao lado de outras cidades de Santa Catarina e Paraná. No entanto, o DIÁRIO DO COMÉRCIO apurou, com exclusividade, que o Estado estaria na dianteira, após o corpo diretivo coreano da empresa visitar a região, e que Poços de Caldas pode ser a escolha da companhia.

“Como a Midea optou por Pouso Alegre e a Panasonic está em Extrema, é quase certo que Poços leve o investimento”, disse uma fonte próximas às negociações, que pediu para não ter seu nome revelado. Segundo essa pessoa, o trabalho feito pelo governo do Estado e pelos gestores municipais tem agradado à empresa.

Já um interlocutor da própria cidade disse à reportagem – também sob condição de anonimato – que as negociações entre a multinacional e a Prefeitura de Poços de Caldas “estão avançando a passos largos”. Procuradas, a administração municipal não confirmou nem negou as tratativas e a LG não respondeu aos insistentes contatos da reportagem.

Em abril, durante evento para divulgação do balanço dos 100 dias de gestão, o governo catarinense chegou a anunciar uma grande possibilidade de a companhia se instalar naquele estado. Na época, a administração estadual falou que o desenvolvimento da região, as vantagens logísticas, a proximidade com outras grandes empresas, a consolidada cadeia de fornecedores e a política fiscal do Governo do Estado contavam a favor de Santa Catarina.

poços de caldas mg
Poços de Caldas está bem cotada para receber a unidade de linha branca da LG, afirma fonte que pediu anonimato | Crédito: Gleidson Batista/ALMG

Polo de linha branca no Sul de Minas: Poços de Caldas, Extrema e Pouso Alegre

Entretanto, quase três meses depois, nenhum anúncio oficial foi feito por parte da companhia e o Sul de Minas Gerais apresenta características e pujança semelhantes.

Tanto é que a região já abriga duas gigantes fabricantes de linha branca: a Panasonic possui uma fábrica de refrigeradores em Extrema e a Midea, multinacional chinesa, iniciou as obras de instalação em Pouso Alegre em abril.

Neste sentido, o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, ressaltou, em fevereiro, em evento de celebração de atração de investimentos para o Estado, que está sendo criada uma dinâmica de desenvolvimento da cadeia do setor de linha branca no Sul de Minas.

A Midea é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos e equipamentos de climatização do mundo e está investindo R$ 600 milhões na unidade mineira. A expectativa é que a planta entre em operação em julho de 2024 e gere 700 empregos.

A iniciativa é parte do processo de expansão global da empresa que prevê altos investimentos em países estratégicos como o Brasil, considerado um dos maiores mercados de linha branca do mundo e o maior da América Latina.

Presente em mais de 200 países, a companhia tem mais de 160 mil funcionários e aproximadamente 1.500 no Brasil. Desenvolve eletrodomésticos como produtos de refrigeração, lavanderia, cozinha e linha built in, além de eletroportáteis. A partir de 2024, a Midea Indústria do Brasil (MIDB), como será chamada a fábrica em Minas, terá a capacidade de produzir 1,3 milhão de produtos por ano, começando com os refrigeradores frost free.

LG

Fundada em 1958, a LG lidera mais de 142 subsidiárias locais em todo o mundo, com mais de 70 mil executivos e funcionários. A empresa está no Brasil desde 1996 e comercializa no País mais de 350 itens, entre TVs, áudio e vídeo, equipamentos de informática, condicionadores de ar, linha branca e soluções corporativas.

Atualmente, a companhia fabrica nas plantas de Manaus, a maioria dos produtos vendidos no Brasil. A unidade é considerada a segunda maior operação da LG, atrás apenas dos Estados Unidos. Com cerca de 6 mil funcionários, a subsidiária brasileira conta com um centro de Pesquisa e Desenvolvimento, assistência técnica e call center próprios, além de uma loja própria em Recife.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail