Supermercados têm falta de trabalhadores e recorrem até a Exército para preencher 350 mil vagas

A mudança no perfil dos trabalhadores, aliada à taxa de desemprego em baixa, vem acentuando o desafio

Mesmo com cerca de 350 mil vagas abertas, o setor supermercadista brasileiro encontra dificuldades para contratar. Tradicional porta de entrada para jovens no mercado formal, o segmento tem perdido espaço para ocupações informais e mais flexíveis. A mudança no perfil dos trabalhadores, aliada à taxa de desemprego em baixa, vem acentuando o desafio.

Para enfrentar o problema, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) firmou uma parceria com o Exército Brasileiro, com o objetivo de recrutar jovens que concluíram o serviço militar obrigatório.

A proposta inclui o mapeamento de perfis e a oferta de oportunidades com possibilidade de desenvolvimento profissional.

Além disso, o setor aposta na diversificação da força de trabalho, buscando pessoas com mais de 60 anos e defendendo a criação de formatos de contratação mais adaptáveis à realidade dos candidatos.

Segundo o vice-presidente da Abras, a criação de um comitê junto ao Ministério do Trabalho está em discussão para viabilizar jornadas mais flexíveis.

Reportagem distribuída pelo Estadão

Sobre o autor

Agência Estadão

Agência de Notícias


Publicidade Legal

Impresso

Ver outras datas

Digital

Ver outras datas
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas

Acessos importantes

Especial
Aos 94 anos, Diário do Comércio revisita as campanhas que ajudaram a moldar Minas