Barragem da Vale recebe declaração de condição de estabilidade

A barragem PDE3 é a terceira da mineradora Vale a receber a Declaração de Condição de Estabilidade neste ano

6 de setembro de 2023 às 15h33

img
Outras oito barragens da Vale já tiveram seus níveis de emergência encerrados | Crédito: Ricardo Moraes / Reuters

A barragem PDE3 da mineradora Vale, localizada na mina Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo (região Central do Estado), recebeu a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e saiu do nível de emergência na terça-feira (5). Essa é a terceira da empresa a deixar o nível de emergência em 2023.

A estrutura passou por obras de reforço, o que confirmou as condições de segurança e estabilidade do barramento, viabilizando a retirada de nível de emergência e a obtenção da DCE. A barragem contém em torno de 70 mil m³ de sedimentos e foi construída pelo método de etapa única.

Vale lembrar que outras oito barragens da mineradora já tiveram seus níveis de emergência encerrados no ano passado. De acordo com a Vale, das 20 que ainda mantêm algum nível de emergência, todas as que recebiam rejeitos estão inativas.

Além disso, 11 estão em processo de descaracterização. A empresa garante que essas barragens são monitoradas permanentemente e recebem ações contínuas para aprimorar a segurança.

A companhia também ressaltou que essa melhoria nas condições de segurança de suas estruturas reflete o esforço da mineradora para implementar medidas como o novo sistema de gestão das estruturas de disposição de rejeitos da empresa.

De acordo com a mineradora, essas medidas são baseadas nos aprendizados com o rompimento da barragem em Brumadinho e pelas melhores práticas internacionais, como as definidas no Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, sigla em inglês).

Prevenção e monitoramento

A Vale realiza, periodicamente, treinamentos e exercícios simulados para preparar a população em caso de emergências com barragens, além de testes rotineiros dos equipamentos de alerta. A mineradora conta com uma equipe responsável pela gestão de emergências junto às pessoas e em conjunto com a Defesa Civil e órgãos competentes.

As principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 7 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa, além de receberem inspeções regulares de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail