COTAÇÃO DE 07/12/2021

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,6180

VENDA: R$5,6180

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,6500

VENDA: R$5,7830

EURO

COMPRA: R$6,3427

VENDA: R$6,3451

OURO NY

U$1.784,35

OURO BM&F (g)

R$323,23 (g)

BOVESPA

+0,65

POUPANÇA

0,5154%

OFERECIMENTO

INFORMAÇÕES DO DOLAR

Economia

Vendas para o Dia dos Pais deixam lojistas otimistas, diz AloShopping

COMPARTILHE

Boulevard Shopping é um dos centros de compras que prepara campanha especial para aquecer o comércio no Dia dos Pais | Crédito: Marcelo Coelho

Alcançar vendas compatíveis com as registradas em 2019, ano em que os negócios aumentaram 7% no Dia dos Pais. Essa é a expectativa de boa parte dos shoppings de Belo Horizonte, segundo o  superintendente da Associação de Lojistas de Shopping Centers (AloShopping), Alexandre Dolabella França.

Apesar da flexibilização das medidas de proteção contra a Covid-19,  que garantiram a expansão do horário de abertura dos centros de compras (que funcionam das 10h às 21h  de segunda a sábado e de forma não obrigatória das 14h às 20h aos domingos), as vendas nos shoppings ainda não retomaram o nível pré-pandemia.

PUBLICIDADE

Conforme França, fatores como o aumento dos preços do aluguel das lojas, o reajuste do preço das mercadorias e os altos índices de desemprego limitam o otimismo dos lojistas. “Estamos tendo uma confiança realista”, afirmou.

O superintendente da AloShopping informou que as vendas vêm aumentando, mas em um ritmo bem mais lento do que o esperado pelos 1.200 lojistas e por todos os shoppings  da capital mineira associados a essa entidade.

“O retorno dos eventos, por exemplo, aqueceu a venda de roupas, calçados e acessórios, o que pode ajudar a crescer o faturamento no Dia dos Pais”,  afirmou.

Mas a alta da cotação do dólar, moeda associada à importação de algodão, por exemplo, é uma das justificativas para o aumento dos preços de roupas feitas com este material. 

“O dólar corresponde a 12% do preço final de uma roupa em algodão. Não tem como os lojistas que sofreram com uma queda muito brusca no seu faturamento durante a pandemia não repassarem os reajustes dos preços de seu negócio para o consumidor”, explicou.

Enquanto as temperaturas caem, as vendas de blusas e casacos de frio, meias e outros artigos para enfrentar o frio se aquecem. “Para o comércio, este friozinho tem sido bom. Em 2020, os setores associados à comercialização de produtos para casa esteve em alta. Mas com a queda da temperatura, esperamos um aumento de vestuários de inverno, principalmente, os masculinos, neste Dia dos Pais”, afirmou.

Promoções 

Alguns shoppings vão apostar nas promoções e em inovações no atendimento para tentar aumentar as vendas no Dia dos Pais. No Shopping Del Rey, por exemplo, segundo a gerente de marketing, Isabela Moreira, os lojistas estão bem animados com o aumento das vendas nesta data.

“Sabemos que é difícil, mas estamos trabalhando para tentar não só alcançar as vendas de 2019, mas vamos tentar  superar essas vendas”, ressaltou.

O otimismo dos lojistas do Del Rey, segundo Isabela, é justificado pelo fato de que, ao contrário de outros shopping centers da Capital, o Del Rey ganhou pelo menos 50 novas lojas durante o período de fechamento em função da pandemia. “E deve abrir pelo menos mais dez novas lojas de marcas de renome nacional neste segundo semestre”, afirmou. 

Para aumentar as vendas, o mall também já retomou as atividades voltadas para o entretenimento infantil,  aumentando o fluxo de visitantes no final de semana. “Claro que tudo tem acontecido dentro dos protocolos sanitários estabelecidos pela prefeitura”, afirmou.

Mas para incrementar o faturamento do “Dia dos Pais”, ainda conforme Isabela, a cada R$ 250 investidos em compras, o cliente vai ganhar uma garrafa de chopp artesanal Santo Growler. Para a gerente de marketing do Shopping Del Rey, embora a campanha do Dia dos Pais ainda não tenha começado, ela acredita que já estejam aumentando as vendas de artigos esportivos, cosméticos, vestuários e calçados masculinos.

Assistente virtual

Outra inovação do Del Rey que será lançada no Dia dos Pais  é a assistente virtual.  De acordo com Isabela, os consumidores que não puderem comprar algum produto poderão ligar para um telefone e serão auxiliados pela assistente a realizarem suas compras.

“Se alguém precisar de um sapato preto, liga para a assistente, explica para nossa funcionária o tamanho, o modelo, e a assistente  que irá  a várias lojas, vai fotografar os modelos,  informar  os preços e o cliente poderá realizar a compra, recebendo o produto em casa. Até o Dia dos Pais não vai ter frete”, explicou. 

Já o Boulevard Shopping, segundo a gerente de marketing, Nadinne Matos, vai apostar na campanha “Você e seu pai, uma dupla campeã, que vai  oferecer, entre os dias 29 de julho e 8 de agosto, cinco modelos diferentes de mochila da marca Wilson, patrocinadora do tenista belo-horizontino Bruno Soares. 

“Ele teria ido ao Japão, mas, na última hora, teve um problema de saúde e foi cortado. É como se fosse uma espécie de homenagem”, afirmou. Ainda conforme a gerente, a cada R$ 450 em compras, o cliente vai poder escolher um dos cinco modelos da mochila. “Mas só serão permitidas uma mochila por CPF. Os clientes fazem o cadastro pelo site e tiram a mochila no nosso segundo piso”, afirmou.  

Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

OUTROS CONTEÚDOS

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!