A história de Minas Gerais, claro, não cabe em uma só publicação ou iniciativa. Então separamos algumas dicas de sites e livros para que você se aprofunde e se delicie nesses 300 anos de batalhas, avanços, retrocessos, pioneirismos, glórias e desigualdade.
Coleção Mineiriana
A Fundação João Pinheiro tem sido responsável, desde 1993, pela execução do Programa de Pesquisa Histórica e Edição Coleção Mineiriana, que conta, atualmente, com 43 obras editadas, todas referenciais e de grande relevância para o conhecimento sobre Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX.
PUBLICIDADE
Considerada um dos mais importantes programas de pesquisa e edição voltados para a história e memória documental de um estado da federação brasileira, cada obra editada pela Coleção Mineiriana é o resultado de um minucioso trabalho envolvendo atividades bastante complexas e altamente especializadas no campo da pesquisa histórica e edição de fontes documentais, entre as quais se destaca: a transcrição paleográfica e edição crítica de manuscritos inéditos; a tradução de textos de viajantes, também inéditos, em português; a reedição revista e ampliada de obras clássicas e de raridades bibliográficas da historiografia mineira, além da produção contínua e atualizada de ensaios críticos sobre temas relevantes para o conhecimento de Minas Gerais e do Brasil.
A descrição das obras e informações para a compra estão no site: http://novosite.fjp.mg.gov.br/colecao-mineiriana/
História de Minas Gerais – As minas setecentistas
Organização de Maria Efigênia Lage de Resende e Luiz Carlos Villata.
Editora Autêntica
PUBLICIDADE
Conjunto de estudos que aborda cinco aspectos fundamentais que demarcam os interditos que se estabelecem para controle e vigilância da circulação de pessoas e mercadorias; a formação e especificidade da rede urbana mineira e seu impacto na estrutura econômica e territorial da Colônia; as populações indígena, anteriores e posteriores ao início da territorialização das Minas, tendo como eixos a expansão da fronteira colonial e a definição das fronteiras mineiras; os primórdios da cartografia de Minas Gerais, a partir das primeiras expedições em direção ao interior da Colônia, em grande parte mobilizada pelo imaginário quinhetista; e, as Estradas Reais, origens históricas e conceituação.
São João del-Rei: Ouro, Guerra e Fé no Rio das Mortes
Francisco de Assis Alves Brant
Edição do autor
O primeiro volume da coleção “Minas do Ouro: Vilas da Estrada Real” fala sobre São João del Rei, cenário da do fim da Guerra dos Emboabas e onde os inconfidentes mineiros instalaram a capital do país que sonharam emancipar.
Belo Horizonte: do Arraial à metrópole. 300 anos de História
José Maria Rabêlo
Livraria e Editora Graphar
A primeira parte da obra contém a narrativa cronológica de mais de 300 anos de história, indo da fundação do arraial de Curral del Rei, no início do século 18, até fins do século passado, quando se deu o processo de metropolização da cidade.
A segunda parte é composta por capítulos temáticos que aprofundam aspectos a narrativa geral.
Museu do Oratório
A obra, editada pelo próprio Museu, que fica em Ouro Preto, é um catálogo do acervo comentado. É um passeio pela história e pela alma mineira através desses objetos religiosos que nos acompanham desde o início da ocupação do território.
Cadernos de Exercícios – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult)
Em celebração aos 300 anos da Capitania das Minas Gerais, o Governo de Minas apresenta o hotsite Minas 300 Anos, que reúne uma diversidade de informações sobre a programação do tricentenário mineiro. A plataforma on-line acaba de ser lançada no fim de outubro.
No ambiente virtual são disponibilizados: Agenda de Eventos, com atrações virtuais e presenciais; Galeria de Fotos e Vídeos; Notícias e Artigos; além de uma seção elencando atividades de instituições administradas, vinculadas e parceiras do governo que promoverão ações em diálogo com as celebrações da efeméride dos 300 anos. O site, que é colaborativo, está em construção e seu conteúdo será alimentado, gradualmente, por organizações parceiras.
[td_smart_list_end]