Tesouro cria Comitê de Gerenciamento da Dívida Pública Federal
O Tesouro Nacional editou portaria que cria o Comitê de Gerenciamento da Dívida Pública Federal (Coged), para traçar estratégias para gerir o endividamento “ao menor custo no longo prazo, respeitando a manutenção de níveis prudentes de risco e, adicionalmente, buscando contribuir para o bom funcionamento do mercado brasileiro de títulos públicos”. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O Coged deverá deliberar sobre diretrizes para a gestão da dívida – incluindo a estrutura desejada no longo prazo – que deverão ser atualizadas pelo menos a cada quatro anos. O colegiado também deve propor uma estratégia de médio prazo para a DPF, contemplando um horizonte de dez anos, que deverá ser atualizada pelo menos uma vez por ano.
O comitê ainda traçará a estratégia anual de financiamento para a dívida pública federal e referências para os seus indicadores, que deverão ser oficializados no âmbito do Plano Anual de Financiamento (PAF), além de estabelecer o cronograma de leilões da dívida pública mobiliária federal interna (DPMFi).
A portaria prevê a reavaliação, nos dois primeiros quadrimestres de cada ano, da estratégia anual de e dos limites de referências para os seus indicadores divulgados no PAF. Também cabe ao Coged a estratégia mensal para a dívida pública federal, que representa diretriz para as emissões ao longo do mês; diretrizes e assuntos estratégicos relacionados ao Tesouro Direto; premissas para a elaboração da proposta orçamentária da Dívida; proposta de orçamento da dívida; e demais assuntos relevantes para a gestão da DPF.
Conteúdo distribuído por Agência Estadão
Publicidade Legal
Impresso
Ver outras datasDigital
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 20 DE OUTUBRO DE 2026 EPR INFRAESTRUTURA MG S/A
- BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31/12/2025 METROPOLITANA GERENCIAMENTO S/A
- ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 08 DE OUTUBRO DE 2026 MRV ENGENHARIA E PARTICIPACOES SA
- ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 14 DE OUTUBRO DE 2026 MRV ENGENHARIA E PARTICIPACOES SA
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA EM 10 DE NOVEMBRO DE 2026 PARQUE EMPRESARIAL BETIM I S.A
- AVISO DE LICITAÇÃO–REPUBLICAÇÃO PROCURADORIA GERAL DE JUSTICA DE MINAS GERAIS
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO PETISCO & MARA S/A
Ouça a rádio de Minas