Rede de franquias mineira Acquazero é especializada em lavagem ecológica automotiva - Crédito: Divulgação

Os serviços mobiles nunca tiveram em tanta evidência como este ano. Hoje é oferecido todo tipo de serviço inimaginável, muito deles, veio com o intuito de melhorar e agilizar a vida das pessoas. Somente no Brasil, cerca de 125 milhões de pessoas tem acesso à internet e ainda há 220 milhões de smartphones em circulação no País.

No ano passado, 18 milhões de brasileiros usaram regularmente aplicativos para ganhar dinheiro somente nas regiões metropolitanas, segundo dados apontados pelo instituto de pesquisa Locomotiva, entre eles, aplicativos como Uber, 99, Rappi, iFood, além dos populares Facebook, Instagram e WhatsApp que são os mais usados para obter uma renda.

E foi com o intuito de entrar para esse mercado concorrido que a rede mineira Acquazero, especializada em lavagem ecológica automotiva, lançou neste semestre o aplicativo que leva o nome da franquia. O objetivo principal, segundo o diretor executivo da marca, Henrique Mol, é levar conveniência ao cliente e aumentar o faturamento do franqueado, responsável por prestar o serviço.

O aplicativo está disponível para as mais de 240 operações distribuídas por todo o País, incluindo Belo Horizonte, cidade sede da franquia. “O uso do app pelos brasileiros vem ganhando grande dimensão para os negócios, principalmente se levarmos em conta que após a recessão econômica há cerca de quatro anos, os brasileiros estão cada vem mais em busca de serviços e produtos baratos, além de buscar novas alternativas de trabalhos, inclusive usando o poder da internet ao seu favor para atingir todas as classes sociais”, afirma o executivo. Ainda de acordo com a pesquisa do instituto, de 2010 para cá, o uso de smartphones pela classe C passou de 42% para 77%, da D e E de 13% para 49%, o que mostra que os brasileiros estão cada vez mais conectados.

Baixo investimento x rentabilidade – Para quem busca trabalhar com aplicativo, o negócio proposto pela Acquazero é muito simples e exige baixo investimento. A partir de R$ 10 mil é possível se tornar um franqueado da marca pelo modelo home office (delivery). Nesse valor está incluso a taxa de franquia e capital de giro (para compra de ferramentas e insumos para realizar os serviços). Aqueles que irão realizar o trabalho com o aplicativo é possível contar ainda com uma moto (valor a parte) ou realizar o trabalho em áreas pré-determinadas pelo próprio franqueado.

Com o negócio caminhando a ventos favoráveis, é possível ainda aumentar a demanda contratando mais lavadores de carro para executar o serviço, sendo que com apenas uma pessoa na operação é possível lucrar R$ 2.980, e com três colaboradores, por exemplo, esse faturamento sobe para R$ 8.940,00 por mês.

“Diferente do motorista do Uber, que trabalha através do aplicativo, por exemplo, onde há limitação de horas trabalhadas e capacidade de atendimento, trabalhar com o app da Acquazero possibilita um ganho exponencial conforme for crescendo a demanda da região do franqueado onde é possível ter vários lavadores. O potencial de ganho desse empreendedor é ilimitado. Quando falamos em aplicativo isso desperta a curiosidade das pessoas em conhecer o serviço”, conta Mol que acrescenta: “Criamos uma forma diferente das pessoas cuidarem do carro a partir da conveniência gerada ao cliente que está com o tempo corrido. Fazemos com que esse negócio tenha potencial de oportunidade para quem quer ser prestador de serviço”. A Acquazero é a primeira franquia do segmento automotivo a oferecer esse tipo de ferramenta no mercado.

Com o apelo ecologicamente correto usando apenas 300 ml de água na lavagem do veículo, o diretor enfatiza que o uso do aplicativo é exclusivo dos franqueados da Acquazero, o que possibilita levar o padrão de atendimento de qualidade da marca, já que todos os colaboradores passam por treinamento para não correr o risco de riscar o veículo (desde carros, motos a aeronaves, barcos), usando sempre produtos específicos e biodegradáveis. “Entendo ainda que o objetivo é fazer com que o negócio seja ainda mais rentável, dependendo menos do esforço do franqueado lá na ponta”, afirma.

Como funciona o appO aplicativo funciona da seguinte maneira: ao baixar o app no Google Play ou App Store o cliente irá informar onde o veículo está estacionado, a marca e qual o serviço busca ser executado. Já o franqueado receberá essa demanda e ficará responsável por executar este serviço. Ele tem a opção de aceitar ou não. Caso não aceite ele tem a opção de inativar as demandas.

Para fazer a limpeza delivery, o franqueado irá até o cliente com uma moto com baú acoplado, que terá todos os acessórios necessários para fazer a limpeza do veículo em qualquer lugar da sua área de atuação. “Pensamos na moto por ser algo prático e ainda facilitar o deslocamento em curto período de tempo”, conclui o executivo.

A intenção também é criar ações como estímulo para finalizar a compra no app, como um desconto, por exemplo, para loja física, e assim o cliente acaba levando o veículo até a loja mais próxima. Na loja possibilita que o vendedor avalie outros serviços que o veículo está necessitando e assim identificar outras necessidades e gerar vendas dentro do espaço físico. (Da Redação)