BCE pode subir juros no fim de 2022

23 de dezembro de 2021 às 0h20

img
Crédito: REUTERS/Ralph Orlowski

Viena – O Banco Central Europeu pode elevar os juros já no final do ano que vem, e encerrar as compras de títulos seria um forte sinal de que o movimento acontecerá nos próximos dois trimestres, disse o membro do Conselho do BCE Robert Holzmann ontem.

Na semana passada, o BCE deu mais um passo para reverter o estímulo da era de crise, dizendo que encerrará as compras de títulos de emergência em março, mas dobrará temporariamente o ritmo de seu Programa de Compra de Ativos (APP) de longa duração para facilitar a transição.

“Podemos reduzir ou suspender as compras do APP que ainda estão pendentes e, se isso acontecer, é um sinal de preço para os mercados porque estabelecemos que somente após a suspensão ou fim das compras as taxas de juros serão elevadas”, disse Holzmann, que é presidente do banco central da Áustria, em uma coletiva de imprensa.

“Num caso extremo seria possível… suspender as compras de forma orientada por dados neste ano e, ainda assim, falar em alta dos juros no final deste ano ou início do próximo, quase ao mesmo tempo que o terceiro aumento de juro nos Estados Unidos”.

“Estamos sempre um pouco atrasados”, acrescentou Holzmann, aparentemente usando “neste ano” para se referir a 2022.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail